Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

DiY - vidros

Aqui em casa, apesar de uma boa parte das embalagens irem pra reciclagem, tem algumas que fico com peninha de me desfazer. E, como hoje em dia o que não falta é embalagem bonita, acabo acumulando um monte delas. Especialmente vidros.



De vez em quando, é preciso dar um destino a essas coisas que a gente acumula. Essas são algumas idéias...


Como gostamos de receber e cozinhar, arrumar os temperos na bancada, ou colocá-los pra enfeitar a mesa é sempre uma boa pedida. É prático na hora de cozinhar, bom pros olhos e pro olfato!


Os vidros baixinhos comportam bem as velinhas. Esse eu colei uma tira de renda em volta, mas um papel translúcido, como o vegetal ou o manteiga, recortadinho, também pode fazer às vezes de renda.


Esse é um pouquinho mais difícil, mas o efeito vale a pena, ainda mais se o vidro tiver um formato legal como esses de azeite. Usei verniz e pasta-relevo vitral pra decorar e completei colando pecinhas coloridas, usadas pra fantasia, com cola pra vidro (acho que superbonder também funciona).
Há um tempo atrás, fiz um aniversário de pirata pro meu caçula, e os convitinhos eram mensagens na garrafa (lá na foto da vela tem duas que sobraram!), pintados desse jeito.


Adoro essas garrafas coloridas e, na verdade, nem acho que elas precisem de nada para enfeitá-las. Mas gostei da idéia de recortar e colar uns adesivos. Usei contact prateado, desenhei à mão livre no verso e recortei com tesoura mesmo.


A idéia não é nova, nem original. E exatamente por isso esses decalques de rosa são tão charmosos... porque lembram infância, casa de vó, louça antiga... muito distante das folhinhas adesivas recheadas de Hello Kitty de hoje em dia.
É fácil: basta recortar os adesivos, mergulhar em água por um tempinho, tirá-los do papel "escorregando", aplicar no vidro limpo e secar com um paninho. O difícil é encontrar dessas folhinhas de decalque por aí...


Na verdade, acho que mesmo aquele vidro de palmito rejeitado, que a gente nem pensa em guardar, tem lá o seu charme. Tudo depende da forma como o arrumamos, do colorido do que ele pode vir a guardar... flores, lápis de cor, pincéis... e, voilá, sua casa ganha um detalhe bonito, você recicla e o mundo agradece!
Bom final de semana!

16 comentários:

Simone disse...

Ana,adorei a reciclagem,não é todo tipo que gosto,mas essas estão de bom gosto.Em casa tbm estou fazendo alguma coisa,meu marido mandou furar uma pra fazer um abajur,vamos ver como fica.
Beijo

Cerejas Cintilantes disse...

adorei!
eu gosto tanto destes baldinhos!
beijos
=**

ana sinhana disse...

Oi meninas, obrigada!
Simone, seu blog é tão fofo!
beijos

Mara Porto disse...

dei uma passada aqui pra ver melhor seus vidros, fica muito lindo mesmo e a casa fica tão mais aconchegante e com personalidade da gente com estes enfeites simples, ams que lembram tanto qaundo a gente era pequena e nossas mães aproveitavam as coisas, minah avó até hoje com 95 anos ainda guarda os vidrinhos, acho que herdei dela muitas coisas.Bom findi.

Babz Lopes disse...

quase não deixo comentários por aqui, mas adoro vistitar seu blog... sempre uma delícia de leitura!
beijos ana

ana sinhana disse...

Babz! Suas visitas são sempre bem-vindas!!
Mara,tenho certeza de que a gente herda muita coisa desses costumes. Ainda bem, né?
Beijos

Lú! disse...

Ameeeeei td por aqui!
Tô linkando vc, lá no meu bloguito, hihi
Bjocas
=)

Paty Pujol disse...

Adorei o post dos vidrinhos Ana. Tenho mania de guardá-los tbm, mas não uso para nada... vou repensar sobre eles. Beijocas

Ana Vergara disse...

ficaram muito lindos e românticos! idéia perfeita para uma reciclagem na medida exata que tem que ser!
até senti o cheirinho de goma arábica dos decalques de flor... viagem ao passado!
♥♥♥

Regiane disse...

Oi Ana!

Amei o post sobre novo uso para garrafas.
Aqui em casa gosto muito de reutilizar os vidros de azeite que possuem um formato bacana.

beijos
Regiane

Mina disse...

Oi Ana, sempre leio seu blog,adoro suas postagens e essa tá muito gostosa de olhar, cada garrafa e vidros reciclados lindos, quanta cor e criatividade! Obrigada por compartilhar conosco tanta coisa bonita!! beijos e boa semana!!

Janice disse...

Ana,
é primeira vez que venho te visitar e estou adorando.
Amei as garrafas...realmente lindas.
Beijo.

BananaCraft disse...

Ana, adorei o DIY. Me lembrou a casa da minha avó! Ela sempre tinha milhões de vidros guardados e vivia inventando algo para fazer com eles. Quase todos acabavam ganhando decalques de flores. Que saudade!
E saudade de você também!
Beijos,
Dani

ana sinhana disse...

Dani, foi bem essa a idéia! Acho que os decalques têm mesmo cara de casa de vó! E nos dão aquela nostalgia...
Oi Janice, obrigada! Também já fui lá te visitar!
Oi Mina! Sabe que sou muito fão do seu DunDunMommy, né?
Oi Regiane! Também acho que os vidros de azeite são os mais bacanas!
Oi Ana! Como vc está nostálgica!
Oi Paty! Repensa sim. E depois me conta!
Oi Lu! Obrigada! Linkei vc também!
Beijocas, boa semana!

Noivas disse...

Oi Ana!!

Adorei suas ideias!

Gostaria de tentar fazer tambem pra utilizar uns materias parados... Mas confeso que não tenho a menor ideia de como fazer esse procedimento!
Será que voce poderia me dar uma maozinha?

Obrigada!

caly_eu@yahoo.com.br

Carla

Cris disse...

Parabéns mesmo.
Suas idéias são lindas e você é muito caprichosa.
Beijos e uma ótima semana .