Páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

DiY: Enfeite (mais ou menos) natalino

Não sou muito assim, natalina. Aqui em casa fica um clima mais intimista, embora a festa de Natal (sempre comemorada com os parentes do marido) seja aquela apoteose quase carnavalesca, com enfeites em excesso, presentes em excesso, comida em excesso. Enfim, um exagero do qual eu gostaria de escapar, mas não posso.
(aqui, abro um parêntesis: amor, me perdoa. Sei que a minha sinceridade, nesse caso, também vem em excesso. Mas não troco um Natal com você por nada nesse mundo, juro!).
E sempre que o Natal se aproxima, sei lá por quê, o Tom Waits é incorporado à trilha sonora daqui de casa... familinha esquisita...

Enfim, todo esse preâmbulo é pra falar que pretendo escapar de ter que montar uma árvore de Natal esse ano (pelo menos, não uma enorme). Eu acho os enfeites bonitinhos, mas mesmo gostando de tudo colorido, acho que é uma época em que o povo exagera nos dourados e na purpurina.

Então, resolvi fazer uns enfeitinhos simples, que eu possa reaproveitar depois, sem que tenham cara de nenhuma data específica. E foi essa a minha primeira idéia:



Esse mini-cabideiro tem cerca de 30cm e,para fazê-lo, usei ripas dessa janela de demolição, que achei na caçamba de uma obra. O legal é que já utilizei parte dessa janela para fazer uma prateleira do ateliê e agora achei uso pra essa parte, que está desmontando.



E usei os seguintes materiais:







Lixei a ripinha, pois tinha certeza de que iria achar branco embaixo de toda aquele esmalte cinza feioso, o que daria um efeito de patina bonitinho; dito e feito, uma lixadas depois, lá estava ele.
Então, escolhi um carimbo e apliquei com tinta acrílica vermelha. Aqui, é possível usar qualquer outra técnica e acho que uma pintura à mão livre também cairia bem.
Aí veio a parte nada ecologicamente correta, mas necessária: passei uma demão de verniz spray, pra dar acabamento.

Usei essas pecinhas para pendurar e ganchinhos comuns, desses fáceis de achar. Na verdade, a idéia era usar o ganchinho mais bonito da foto, mas como a ripa era fininha, não ficou legal:



Pregue primeiro os triângulos atrás da ripa, marcando antes com régua e lápis. Para os ganchos, marque também, mas bata um preguinho em cada marcação, pra facilitar na hora de rosquear os ganchos.






E pronto! Está feito um simplérrimo enfeite mais ou menos natalino, pra ser usado o ano todo, variando os penduricalhos!

8 comentários:

disse...

Ficaram o máximo esses "mais ou menos" natalinos !!!

Beijo Ana....e amo Tom Waits !!!
=D !!!

Rachel disse...

oi Ana, Ficou lindoooo , e o legal é que dependendo da data pode-se trocar os enfeitinhos.. =)
ADOREI!
beijossss da Kel

Beti Copetti disse...

Mas só muda os enfeitinhos se quiser, né? Afinal, abraços e beijos sempre são bem-vindos!

ana sinhana disse...

Beti, é verdade! Abraços e beijos vão bem o ano todo!
Kel, podem ou não, como lembrou a Beti!
Oi Rô! Tom Waits é... assim... esquisito! Bem como a gente gosta!
Beijos em todas!!!

Fabiana disse...

Eu adorei!!!

Experimenta usar cera incolor no lugar do verniz ecologicamente incorreto... rsrs

ana sinhana disse...

Fabi, em geral eu uso a cêra, mas quando tem algum detalhe pintado assim, tem que ser verniz mesmo!

clauciapina disse...

Adorei!!! É uma ótima idéia, tb não sou muito Natalina, mas esse enfeite é legal porque dá pra usar sempre, rs

Angel disse...

obrigada por disponibilizar o tutorial :-)

bjus