Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Uma pitada de vermelho....



Vermelho-encarnado... vermelho-sangue... vermelho-tomate...vermelho-escarlate... vermelho-fogo!
Considerando as cores como luz, o branco seria a sobreposição de todas as cores e o preto, a ausência de luz (portanto, de cores). O branco (ou a luz branca) pode, portanto, ser decomposto em espectros a partir de um, originando um arco-íris. E o vermelho é a primeira cor primária possível de se ver no espectro visível.

Por ser a cor da carne e do sangue o vermelho desperta, naturalmente, um sinal de alerta aos nossos olhos, de atenção e perigo.

Quente, pulsante, pode ser associado ao inferno, à ira. Mas, por outro lado, é a cor do sangeu de Cristo, do luto católico, dos mantos da alta hierarquia da Igreja, do Sagrado Coração.

No Oriente a cor vermelha sempre foi ligada a aspectos positivos, celebrações de paz e boa sorte para os chineses e à pureza espiritual para os indianos.

Durante a revolução francesa, o vermelho passou a representar o ideal revolucionário francês, usando na representação de estandartes da democracia e da igualdade social. O comunismo organizado também apropriou-se da cor à qual é, ainda hoje vinculado. Mas, contraditório que só, o vermelho é a cor da esquerda... e da Coca-Cola, do McDonald´s e da Ferrari!

Pulsante e encarnado como o coração cheio de sangue, o vermelho incita paixão, volúpia, desejo, romance. E também pecado, culpa, morte. Afinal, sangue fora do corpo é tão fatal quanto o calor da paixão!

Enfim, pra ser usado como cuidado. Conselho que não tenho seguido à risca... e não escondo que é a minha cor preferida!

5 comentários:

Beti Copetti disse...

Nada como um vermelho pra dar uma agitada na vida da gente!

ana sinhana disse...

Oi Beti! Acabei de voltar do seu pôr-do-sol de paraíso!!!

jesrj disse...

Amorzinho, você esqueceu de dizer que "O vermelho representa o sangue do pantera".
Eu te AMO!

Keka disse...

Lindo!
Lindo!
Que cantinho gostoso...
beijos...

jacque disse...

Oi Ana!
Descobri vc no flickr há algum tempo, e adooro seu trabalho. E tava aqui pensando agora... é por conta da harmonia dos vermelhos! Vc sabe usá-los muito bem!
E eu amo vermelho:)
Adorei o blog, com certeza vou te visitar frequentemente.
Parabéns! beijocas.