Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cara de jaca!



Há um tempo atrás, se eu tivesse que fazer uma lista do tipo things-I-hate-most, definitivamente jaca seria o top of the pops. Sempre detestei o cheiro excessivamente doce, a aparência, a textura gosmenta. Chegava mesmo a ter repulsa pela pobre. Isso sem falar no abuso de uma fruta enorme que nasce numa árvore alta... Honestamente, nessa a mãe natureza tava desatenta!
Eu detestava tanto que não deixava meu marido (coitado!) comprar.
Jaca? na minha geladeira? Nunca! Vai empestear tudo com aquele cheiro de Bubaloo mutante...

Mas, quando estava grávida do meu caçula fomos para Ubatuba e já na estrada congestionada lá estavam muitas delas penduradas, ó cheiro chegando lá de looonge. Veio aquela vontade inexplicável de traçar um pedaço daquela fruta horrorosa... pedi pro marido parar. Ele ignorou. Pedi mais enfaticamente e ele me disse que não, pois "você detesta jaca, lembra? jaca fede, jaca gruda. Portanto, não vou parar pra comprar jaca"!
Mesmo grávida e com os hormônios à flor da pele, tive que concordar. Coitado, ele estava certo. Foram anos e anos privado de comer um gominho de jaca pela megera pançuda sentada no banco do passageiro! Vingança e jaca são pratos que se comem frios...

Guardei a minha vontade e comprei uma jaca inteira no supermercado na volta pra casa (afinal não queria um filho com cara de jaca... hahahahahahaha).

Ainda lá na praia, aprendi com uma amiga que é cheia de truques e dicas, especialmente de cozinha, a Adriana, que o doce de jaca também é facinho e delicioso. Me disse ela:
"Coloque os gomos da jaca madura na panela de pressão com açúcar (acredito que não muito, só o suficiente para caramelizar), tampe e leve ao fogo. Conte 5 minutinhos após levantar pressão e desligue".
Não testei ainda, mas já ouvi elogios dos amantes dessa fruta esquisita, mas muito saborosa.

4 comentários:

Whateverlyn disse...

Ai que vontade!
Inda bem que não tô grávida, rs.

Serões da Inês disse...

Olá Ana,
estive quase todo o dia a ler o seu blog. Terminei agora... para além dos trabalhos fantásticos que faz, deliciei-me com os seus textos e as suas fotografias e as suas aventuras.
Agora não vou parar de vir cá para ver as novidades e quem sabe qualquer dia fazer uma compra. Pena ser continentes diferentes.
Adorei sua maneira de ser e até já tou com pronúncia brasileira.
Amei.
Beijinhos
Inês

ana sinhana disse...

Inês, querida! Tô até meio corada de vergonha, mas muito feliz de saber que vc gosta das minhas maluquices!!!
Apareça sempre e vamos conversar mais!!
Bj

Whateverlyn, nem precisa estar grávida pra ficar com vontade, né?
Desejos são uma coisa doida... quando bate, não tem jeito (mesmo que seja desejo de jaca!).
hehehehe
Bj

Luíza disse...

Minha mãe separa os gomos e coloca numa vasilha na geladeira, assim a geladeira não fica com aquele cheiro extremamente adocicado e enjoativo. ;D