Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Receita de blog



Desde criança, sou uma criatura receiteira. Quando moleca, eu escrevia montes de cartinhas pra tudo que era marca e vivia recebendo livretos de receitas do leite condensado (aquele da lata que ganhou a cintura da Nigella, sabem?), do creme de leite, de bolacha. Mal recebia o livrinho e corria pra cozinha, testando tudo. Os únicos que não testei de cabo à rabo foram os do açúcar União, muito complicados, com receitas muito perdulárias, ovos demais pro meu gosto.

Hoje vejo minha filhota se aventurando pela cozinha e pesquisando receitas como um dia eu fiz. Só que ela não espera pelo carteiro, pesquisa pelo google. Outros tempos!
E é no mundo dos blogs que achamos as melhores receitas, as melhores dicas e, cá entre nós, as melhores fotos.

E quando os blogs vem recheados de histórias de cozinha, meu deleite é ainda maior. Foi num blog de uma grande amiga que descobri que meu tempurá nunca ficaria como o de restaurante, se eu não usasse aquela farinhazinha preparada importada. Testei e agora temo que terei que me render ao abuso da fritura mais vezes.

E, na semana passada, fiz o mais chocolatoso dos bolos de chocolate, o Bolo de Chocolate Vegano, da Dri do kanten. E adianto aos amantes da picanha na brasa: não vale olhar a receita preconceituosamente. Não sou vegetariana, menos ainda vegan. Pelo contrário, adoro um bifinho de vez em quando.
Mas a receita é boa demais, daquelas pra guardar e fazer sempre. E é econômica (afinal, não vai ovo, nem leite, nem manteiga!). E é deliciosa. A cobertura fica cremosa e, depois de um tempo, craquelada e quebradiça; a massa é preta, preta, pretinha, bem chocolatosa mesmo e de textura mais cremosa do que um bolo comum.

Em tempo, fiquem tranquilos. Não vou trocar a máquina de costura pelo fogão mas, sempre que puder, continuo colocando uma ou outra receitinha por aqui, sempre que a receita for minha ou já tiver sido publicada.
No resto do tempo, continuo entre os panos, linhas e tintas. Embora eu tenha a certeza de que a cozinha é o melhor lugar da casa, em que a alquimia realmente acontece. Sei que pode parecer prosaico, mas mesmo uma semana daquelas pode ficar mais amena com um pouco de dedicação, açúcar e afeto.

16 comentários:

Adri disse...

parece q só eu ainda não testei o bolo vegano da kantem! rs rs rs
olha, vc me fez lembrar q eu eu fazia a mesma coisa!!!
as receitas união realmente são meio elaboradas, mas tem uma receita de biscoito de amendoim q virou receita de família... tem uma de bolo de chocolate com maionese da hellmann's que realmente é uma coisa doutro mundo!
gosto do jeito q vc escreve... delicado, confecional, verdadeiro! como é o seu trabalho tmb. lindo!
te admiro demais!

Dri Simizo disse...

\o/! Q bom q gostou da receita chocolatosa, Ana!
Acho q craft e culinária tem tudo a ver!! Tem passo-a-passo e sempre dá para fazer uma mudança aqui..outra ali e ir testando =)
'Brigada pelo link!
Bjs!

harumi disse...

oioi, Ana!
quando era mais nova, eu lembro que minha irmã me falava: "credo, tá de mau-humor hj, hein? vai pra cozinha pra se acalmar!" hehe...
mas confesso que ultimamente ando um tanto preguiçosa pra cozinhar.
ah, mas outra coisa que acalma de melhora o dia é vir aqui, ler seus posts sempre de um bom gosto indiscutível!!! (^_^)
boa semana procê tb!

ana sinhana disse...

Harumi, eu também ando com uma certa preguiça de ir pra cozinha, ainda mais sem as crianças em casa! Mas é tão bom...
Dri, o que é bom é pra compartilhar! Obrigada pela receita!
Adri, num creio que vc também fazia o bolo de chocolate com maionese Hellmann's?! Foi das coisas mais marcantes da minha infância!!! Vc ainda tem a receita?
Bjs

Nani disse...

Olá,venho aqui todo dia de uma semana pra cá,e estou me perguntando como não descubri essa preciosidade de blog antes,que além desse maravilhoso mundo craft onde eu me aventuro,tem receitinhas,conversa boa e muito charme!!!Parabéns!!!
Bjs

Arkhesanato disse...

hummm chega a dar água na boca.
Bjo

Ruby Fernandes disse...

Ana que coisa maravilhosa esta receita! Vou fazer hoje mesmo, estou tentadíssima para experimentar.
Bjokas florzita.

Adri disse...

adorei a ideia, hein?
vai ser PERFEITO!
rs rs rs
bjks

Véia da Teia disse...

peguei a receita mas não testei...mas vamos lá, vou me dar esse mimo.

Meu jeito Pollyana de ser disse...

Opa!!!Adorei, ainda mais porque sou a favor dessa prática vegan e já tentei ser vegetariana, mas fiquei mal.Vou guardar!!!
bjokas da pri

Bárbara Lopes disse...

Ah quando vi esta receita no blog dela fiquei louca para tentar fazer, apesar que meus dotes de boleira não são assim maravilhosos como os seus. Até comentei esta semana com o Janjão deste bolo! Ai ai... agora vou ter que testar! rs

Beijocas

Paty disse...

Ah vc comprou o pózinho mágico de fazer tempurá, nunca mais eu tento fazer, rs...esse bolo deve ser uma perdição!
Bjo, bjo!

Laély disse...

Não sei o que é mais delicioso: se a receita, ou se a sua descrição desse bolo, tão "chocolatoso", tão fofinho, tão negrinho( isso é politicamente incorreto?!)...
Na dúvida, fico com as duas!
Brigada pela dica e pela delícia de me fazer salivar ao ler!
( Não esqueci minha promessa,mas estou me justificando, lá no blog)
Abraço!

saborcomletras disse...

Alcançar a essência dos sabores é entrar em sintonia com lembranças guardadas em arquivos que criamos para preservar nossas memórias mais tenras. O cheiro de quintal lá da infância da gente, o gosto do almoço caprichado aos domingos, as conversas com a mãe à beira do fogão, o café da manhã com pão quentinho, os sonhos partilhados, o cheiro de feijão cozinhando na panela, o aroma de erva colhida na hora, um finalzinho de tarde com encanto. Tudo isso é despertado quando conseguimos reproduzir o sabor de pequeninos gestos tecidos a luz do cotidiano de uma cozinha afetiva.

Anônimo disse...

Olá!, o meu nome é Maria estudo Filosofia e gostei muito do teu blogue! Muito linda muito bem!
Aplica-se muito bem com tudo aquilo que aqui li.Existe por vezes há muito que regidir nos blogs!Nada nada mais intrigante do que implementar a nossa marca na net!
Adeus :)

eduardolealjr disse...

Olá Ana, tudo bom?
Eu tenho uma filha também que adora ficar vendo a mãe cozinhando, elas se divertem.
Ontem mesmo, minha filha veio até mim e mostrou o bolo de chocolate que as duas fizeram, ela estava tão sorridente que quando eu li seu post, a primeira coisa que pensei foi nela.
Bom, irei mostrar o site pra minha mulher.. quem sabe ela não se identifica também.

Abraço