Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cama e coração

Nessa minha vida de crafter-sacoleira, dona de um modesto negócio e patroa e empregada de mim mesma, nunca sobra tempo pra dar aquela ajeitada básica nos panos da casa. Se eu fosse tudo isso e ainda uma pessoa disciplinada, tiraria um tico do meu tempo e faria uma pecinha de jogo americano de vez em quando, pra substituir uns que ganhamos de Natal de uma tia e que tá podre de desbotado.

Mas o que eu careço de disciplina, me sobra em teimosia. Então, de vez em quando, passo um feriado costurando loucamente alguma coisa pra casa. E foi o que fiz na segunda e terça de carnaval. Decidi que tinha que dar uma geral no meu quarto, que tinha que dar um basta na bagunça e na desarrumação.

Em casa que tem criança pequena, é sabido que a cama da mamãe do papai é coletiva. E, com o passar dos anos, corre sério risco de desmontar, porque sempre tem algum filho carente (ou mais de um), querendo um "meinho". Aqui em casa não é diferente. Tem dias em que é preciso refazer a cama mil vezes antes de deitar, tomando o cuidado de não se esticar em cima de algum livro, Nintendo DS, Playmobil ou, ainda pior, pipoca, refri ou afins.

Já teve uma ocasião festiva em que, exausta, repousei a cabeça no travesseiro e senti uma coisa grudenta pregando no meu cabelo: era um brigadeiro. Dali pra frente, tomei o cuidado de trancar as portas do quarto.

Mas nessa semana, achei que a minha cama merecia algo mais que o protetor de edredom que pintei há tempos (e que, por sinal, adoro). Resolvei escolher tecidos amados e partir para uma empreitada ambiciosa: fazer uma colcha.
Não foi bolinho. A bicha foi ficando pesada e meu braço dolorido. Não é lá muito so easy forrá-la sem ajuda, mas até que dei conta:
Vejam que na foto aparece meu caçula, eterno habitante do quarto, procurando qualquer coisa, mas doidinho pra pular em cima da cama arrumada com a colcha nova.

Como fiz a colcha maior do que devia, pude tirar uma fileira de quadrados que acabou se transformando num par de almofadas, que foram recheadas com travesseiros pequenos, daqueles bem baratinhos, que comprei no supermercado daqui do bairro mesmo por um precinho camarada (paguei menos de R$12 por dois deles). E ainda aproveitei para estrear um jogo de lençóis novinhos em folha, daqueles de trocentos mil fios, coisa que há muito minha cama não via. Pequeno e belo luxo:
A arrumação não durou muito mais que o momento da foto. Mas, como sempre digo, minha casa não é showroom. Aqui se come, se bebe, se faz bagunça. O meu quarto, aliás, nada tem de especial que justifique tamanha frequência. Acho que é meio como coração de mãe: por mais singelo que seja, é acolhedor e convidativo. E sempre cabe mais um.

52 comentários:

Elaine Rodrigues disse...

Oi Ana,
Ficou maravilhosa sua colcha!!!! E notei que vc não usou aqueles quadrinhos minusculos ne? Pois esse imagino eu, desanima qualquer um.rsrsr
Tbm estou matutando pra fazer uma pra mim, mas como sou iniciante, vou devagar com o andor.
vou fazer primeiro umas almofadas, pra ver como me saio.
Mas em breve (se Deus quiser rsrsr), tomo coragem e faço uma pra mim tbm.
Mil beijos
Sem querer puxar o saco, sou apaixonado pelo seu trabalho viu!!!
Parabens!

Fê Orlas disse...

Linda... me lembrou Mara Porto. Parabens pelo trabalho. Bjo grande.

Deusa disse...

Ficou linda sua colcha.....voçê e mesmo prendada hem....eu no maxico escolho a cor la no blog do shoptime.amei....seu quarto e maravilhoso....sabe porque?porque voçê e seu marido estão la e os pequenos ou grandes filhos precisam dessa energia de pais que voçês transmitem....melhor dizendo da segurança.....amor.....
Beijos
Deusa
vasinhos coloridos

Patch da Gil disse...

Ana

Bela colcha gostei do colorido...isso que foi aproveitar tempo !!!

bjss

ana sinhana disse...

Oi Gil! Não esqueci da minha promessa, não, viu? Só faltou tempo.

Oi Deusa, vc é sempre muito querida, obrigada!

Oi Fe! De fato, a Mara comprou o mesmo arame da Ana Moraes, logo que viu o que ganhei de uma amiga. Nada é mera coincidência nessa vida, né?

OI Elaine, faz sim!
Bjs

FERNANDA disse...

Ana,

Seu sacrificio valeu a pena A colcha ficou linda! O detalhe dos corações na cabeceira é um charme a parte. Parabéns pelo coração que sempre acolhe... Abraços e ótimo fim de semana para vc e sua família.

Marilia Baunilha e Patch disse...

Parabéns pelo trabalho. Ficou muito linda e aconchegante, como você.

nina disse...

Ficou lindaaaaaaaa tua colcha!!!! Parabéns. Aqui na minha casa não é muito diferente, é só o trabalho de arrumar a cama, não dura muito. Bjs!!!
nina florence barros

Kelly disse...

Oi Ana, a colcha ficou linda, realmente.
Ensaio fazer uma há tempos (e agora estou esperando chegar minha máquina pra começar a empreitada)
Fico insegura sobre a combinação de estampas, mas eu chego lá.
bjs.

cristina disse...

Oi Ana,
Adorei!! Nem preciso falar que é um luxo só ainda mais feito por você, tem todo um carinho especial né. Também não preciso falar que morro de inveja de suas habilidades com a costura, eu me esforço mas não saio dos botões bem pregados.
Eu preciso falar que é claro que a gente tem certeza que aí mora uma família muito feliz!! Quarto de mãe que não vira acampamento de filho só pode ser coisa de família triste. Aqui em casa a bagunça rola solta, e eu adoro. Outro dia meu mais novo (12 anos) sugeriu que reformácemos o meu quarto trocando a tradicional cama de casal por uma ainda maior para que os quatro (eu, marido, um gigante de 13 e ele o caçula de 12) pudessemos dormir alí confortavelmente. Ele acha um desperdício cada um ter seu quarto, disse que seríamos ainda mais felizes se dormíssemos todos juntos. E os outros quartos, perguntei, e ele de pronto respondeu: "Viram quartos de hóspedes!!", como você pode ver aqui também mora uma família muito feliz e que também se perde e se acha de um tudo na minha cama, rs.
Beijocas,
Cris João
(www.recomadres.blogspot.com)

Lilás - Mania de Tecido by Naná disse...

Maravilhosa, colorida e cheia de vida. Parabéns.

bjs

Shilola disse...

E eu babo, bao, e bao nessa linda colcha! :D
Só uma artista mesmo pra aprontar algo assim!
:D
Bjocas, lindona!
Carol

Bruna maria disse...

Que linda colcha!amei,vc é muuito criativa e seus trabalhos revelam o capricho sem igual.Sabe achei que era só meu quarto que era essa zorra,por aqui também minha cama e meu quarto são constantemente habitados pelas filhotas,com a desculpa mais esfarrapada do mundo só pra ficar ali mais um pouquinho,mas fala sério tem coisa melhor que aconchego e cama dos pais??adorei e ficou tudo muito lindo.xero e bom fds!!

Ozenilda Amorim disse...

Oi Ana,
Você disse tudo e é assim que eu penso também, minha casa não é showroom e completo dizendo que muito menos eu sou empregada dela e sim dona. Sendo assim, aproveito o máximo e não esuqento se uma coisinha ali e outra aqui ficam fora do lugar, apesar de ser muito organizada e ter lugar para tudo.
Me dou o direito sim de deixar de fazer faxina e me jogar no sofá para curtir um feriado e não tenho nenhum remorso disso.
Aliás, sua colcha ficou linda, deu até vontade de deitar nela e pular do outro lado junto com seu filho. kkkkkk.
;)

Cláudia Mello disse...

Ana

Está uma lindeza, viu?
Eu tb ando querendo "pegar a casa de jeito", mas como é difícil arrumar tempo! E quando arrumo, tudo que quero é me jogar na cama ou colocar os pés pra cima e assistir um filme...rs

beijão

liloca, liloquinha disse...

As vezes me pergunto como você conseguiu a essência simples da vida?
abraços!!!
liége

ana sinhana disse...

Liége, sei nada disso não. Acho que a vida mais simples é que me conseguiu e não o contrário. Só sei que não volto ao modelo complicado de antes nem nunca!

Clau, eu ando bem sem pique. A volta às aulas foi cruel comigo (acordar 5h30 ninguém merece). Mas no feriadão até que deu pra descansar!

Ozenilda e Bruna, nesse momento, eu estou ouvindo ele lá no quarto, assistindo Bob Esponja e pulando que nem doido!

Carol, sua exagerada fofa!

Oi Naná, obrigada!

Oi Cris! A cama teria que ser beeem grande, né?

Kelly, escolhe seus tecidos preferidos, coloca um do lado do outro e vai combinando. Sem segredo!

Oi Nina!

Oi Marília! Tenho certeza de que seus trabalhos são muito mais elaborados do que a minha colcha caipira!

Oi Fernanda! Depois eu conto da guirlandinha de corações!
Beijos e bom findi,
Ana

Veronica Kraemer disse...

Ana, que quarto mais meigo!!! E você sempre tão prendada! essa colcha e estes travasseiros , fiquei louca!!!
Parabéns!!! Mãos de fada!!!
Beijão
Vero

Andreascroche disse...

Ana,que colcha linda amiga.Parabens pelo trabalho,com um quarto assim qual filho resiste ñ entrar?Aqui q ñ tem nada disso os filhotes ja ficam o dia inteiro rsrsrsrrs

Beijinhos
Ândrea

Cibele disse...

Ana, não sei como nunca vim aqui antes...amei tudooo como vc faz coisas lindas..

Parabéns adorei seu blog!

se quiser me visitar será bem vinda!

beijos

Coisas simples da vida disse...

Ana, FICOU LINDA SUA COLCHA!!!! PARABÉNS!!!!!!.... também concordo com você... adoro uma casa arrumada.... mas nada de desespero... temos filhos, amigos, marido,preguiça... e tudo mais que faz ela viver, pulsar... e é assim que tem que ser a nossa casa... mas voltando ao assunto da colcha..... ficou perfeita.... vou tentar fazer uma pra mim.... (quando compra uma máquina de costura....rsrsrsrsr).... quem sabe ainda esse ano... não perco a esperança...
beijos e parabéns mais uma vez.
telma linhares

Eva disse...

Muito lindo e inspirador, como sempre são seus textos e seus crafts.

Taia Assunção disse...

Belo trabalho. Hoje meus pequenos estão crescidos e já não pulam mais em nossa cama, portanto aproveite o quanto pode porque essa fase passa. Mas virão outras tão boas quanto. Beijocas!

Chris - da Chria disse...

Querida Ana!
A-D-O-R-E-I!
Adorei tudo: o post, a colcha ( maravilhosa!!!), a foto com seu filho...e principalmente a simplicidade do seu relato. Me identifiquei!
Aqui em casa é igual...- todo mundo sempre na minha cama,bagunça de brinquedos... mas é muito bom!
bjo grande,
Chris da Chria
www.sweetblogchria.com.br

Srta.Formiga disse...

Ficou demais!Especial!

c r i s disse...

Oi Ana, cama de mãe e pai tem um cheirinho especial que cura até dodói, não é mesmo? Tô ensaiando para fazer uma colcha para mim, já vi que vai ser daquelas empreitadas, já que você também achou, imagina moá!! Hhahah! Bjo!

Elika Lopez Vecchietti disse...

Linda, linda e muito linda sua colcha. Parabéns! Beijos!

Tricô e Artes da Minie disse...

Oi Ana!
Fiquei maravilhada com a sua colcha. Seu blog tem coisas lindas!
Parabéns!
Bjs, Mi.

Marta disse...

Qdo terminei de ler, ri... identifiquei-me com tudo:..."casa de ferreiro, espeto de pau", ou seja, tbem está tudo feio e podre, pois tudo que faço é para vender ou dar, nunca sobra tempo para algo novo em casa e meu quarto é a sala de estar da casa, todos ficam lá...
Ficou linda sua colcha, parabéns...

Villa Pano disse...

Olá Sinhana! Adorei sua colcha, vc tem realmente mãos de fada.

Venha conhecer também o nosso blog...

Bjs
Equipe Villa Pano

Simone Izumi disse...

Ã, vc é d+!!!!!!!!!!!!!!
Super mom, super crafteira, super divertida...
bjocas
si

Eliene Vila Nova disse...

Menina que colcha liiiiinda.
amei.
os tecidos são lindos.
aliás está difícil você fazer algo que não seja pelo menios lindo,né?
vai ter bom gosto assim lá em casa.
amei.
uma seman abençoada
beijos

Patricia disse...

Ana, amei sua colcha e almofadas novas !
Com certeza, a vontade q se tem quando vê o quarto, é de pular pra cama ! Ficou lindo mesmo.

Beijo
Patricia Tedeschi

Pedaço de Amor disse...

Adorei a colcha. Aqui a minha ainda é a de Chenille que eu amo, mas não tem nada de craft! rs
Casa de ferreiro, espeto de pau por aqui!

Luciana B. disse...

Ana, ficou maravilhosa mesmo!!!!!!! Coisa CHIQUE pra caramba... vou querer uma quando o seu braço sarar... hahahahaaa! :-)

Aqui em casa também temos uma cama "comunitária", tem dias que eu estresso horrores, mas fico pensando que daqui a pouco eles não vão querer mais e e aí a gente vai sentir falta.

Vou para SP dia 20 de março!! Vamos combinar um encontrinho?? E quando você volta aqui?

Ma Stump disse...

Ana, que cama mais bonita e aconchegante! Linda, como todos os trabalhos que faz!

Adorei a visita no cola, fiquei muito feliz com seu comentário. Queria ver esse convite!

Um beijo grande! Ah, a sinhaninha vai comigo pra todo lugar, não sai mais da minha bolsa!

Ma

Carol de Souza disse...

Oi Ana!
Sempre passo no blog do de(coeur)ação e volta e meia vejo que a Vivine fala de você. Resolvi passar por aqui!
Eu estou encantada com sua colcha, eu amo patchwork...dá um aconchego né?
E eu te compreendi na teimosia, eu tb sou assim, resolvo na sexta pintar a casa no fim de semana e não há pessoa que me tire isso da cabeça! kkkkk
Mas é bom né? depois que a trabalheira passa dá um orgulho...
Parabéns pelo seu trabalho e pelo blog.
Se quiser me add:
casadenos2.blogspot.com

Beijão e boa semana!

ze veloso disse...

Ola Ana.
Bem,a turma ai de cima ja disse tudo:AMAMOS SUA COLCHA!!!!!
Realmente tudo que vc faz e nos apresenta aqui enchem nossos olhos com tanta beleza.Parabens por mais esse trabalho.Grande abraco.zenaide storino.

cristina disse...

Oi Ana,
Adorei sua visita lá no RECOMADRES, obrigada pelo carinho!!
Cama de mãe é que nem o coração de mãe, sempre cabe mais um né??
Beijocas, e volte sempre que puder!!
Cris João
(www.recomadres.blogspot.com)

thecookieshop disse...

Quando eu for na sua casa vou pular na sua cama.
bj
Paula

Gamela disse...

Linda!!!
Adorei a combinação das cores.
Também tenho pequenos em casa e como gostam da nossa cama.
Um beijinho carinhoso.
Fátima.

Vestido de Bolero disse...

Sempre espiei seu blog, mas é a primeira vez que comento aqui. Admiro muito o seu trabalho e acho que você escreve muito bem!
A colcha ficou lindíssima, parabéns pelo bom gosto e pela determinação! hahaha

Um abraço,
Maria

rosana sperotto disse...

Ana, querida, na minha estada com a Laély, volta e meia falamos em ti, lembrando uma coisa e outra. Mandei um recadinho por ela, quando se encontrarem aí no próximo mês, mas não consigo segurar a língua: adorei conhecer tuas artesanais ao vivo! Cada vez que a Lá aparecia com a bolsa da tua autoria, ficava eu de olho, admirando todos os detalhes, como tiete mesmo quando encontra um link para seu guru. Foi uma maneira simbólica de estares junto com a gente nesses momentos tão especiais. Estou me entusiasmando a fazer uma peça maior de costura, e a tua colcha então acendeu a vontade. Vamos ver se consigo "domar" um pouco mais a minimáquina. Beijos

Carol disse...

Ana, infelizmente por força maior ($) não posso fazer uma encomenda de suas maravilhosas criações, como as corujinhas, mas vim conhecer e curtir seu trabalho e seu espaço. Adorei!
Vou te seguir, ok?
Beijos

Inusitados acessórios disse...

Ana!!!!!!! Que coisa mais linda do mundooooooooooo!!!!!!!!!!!
Amei seu quarto! Muito acolhedor!!!
A sua cara! :)
Beijos!!!!!!
Bruna.

Laély disse...

Ô, Ana...assino embaixo: casa não é "showroom".
Vivianne até tocou nisso, esses dias.
Não há nada melhor que cama desarrumada. ( Ou será que isso é desculpa de "bagunceiras", como nós?...)
Ficou linda, e os tecidos muito alegres!
( Preciso falar com você. Vou lhe mandar um e-mail...)

Márcia disse...

Que lindo ficou, a parede do quarto é revestida de madeira? Felicidades!

[ atelier encantado ] disse...

lindo.. pasmei

Véia da Teia disse...

alto nível de conforto visual neste post!! totalmente amável...♥

bejoabraço

Eva C. disse...

dá pra amndar esse quarto pra mim?
não vejo a hora de inventarem um download matérico!!! estou sonha ndo com ele! posso copiar?rs

Katia Bonfadini disse...

Que auarto liiindo!!!! Amei os corações penduradinhos e as bandeirinhas no outro post! A casa fica realmente com cara de festa! Bjs!

AmoJoias disse...

Olá! Que coisa mais linda! Meu Deus!!!! Parabenssss! ameiii e quero uma! vc faz por encomenda?
bjinhus