Páginas

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

WP #10: o vidro gravado

Promessa é dívida. E o que é que vocês me pedem chorando que eu não faço sorrindo (ou vice versa)?
O projetinho dessa semana envolve mais uma vez a ferramenta nova, aquela do projeto anterior, da plantinha na xícara. Fotografei tudo: maquininha (aka retífica), caixa e estojo para satisfazer a curiosidade das moçoilas. E já conto logo: marido comprou no Atacado Makro, pela bagatela de R$29,90. E não, não estou ganhando nada pelo jabá, muito pelo contrário: ainda lasquei o esmalte da unha recém feita...
Além da retífica, você vai precisar de um vidro, um pano seco para limpar a poeirinha enquanto trabalha e uma caneta dessas de CD, do tipo "permanente".
Acabei escolhendo um vidro de palmito, apesar do meu incurável preconceito com esse tal vasilhame. Honestamente, acho vidro de palmito e latinhas de achocolatado reaproveitados a coisa mais núcleo pobre da novela que existe. Não me levem a mal; eu reutilizo muita coisa, mas os vidros e as latinhas vão direto pra coleta seletiva de lixo, reciclados sem perdão. É que acho que vivemos uma época de embalagens super elaboradas, lindas de dar dó de abrir. Ou seja, dá pra ter critério e escolher coisas legais pra manter em uso.
Porém, o talzinho tinha um rótulo de formato bacana, que achei que daria bossa se eu gravasse no vidro em torno dele. E foi o que eu fiz, usando essa ferramentinha aqui:


Assim: Depois retirei o rótulo e segui o risco mais duas vezes, fazendo uma marca mais fina entre duas mais largas:
A parte central, arredondada, deixei vazia para que eu possa escrever com caneta o conteúdo do vidro e, quando acabar, apagar e reescrever (caso seja outra coisa). Nas laterais, escrevi de um lado:
*"válido até (espaço para escrever de caneta a data de validade)" e
*"ou enquanto durar!!!"
E do outro: *"conservar em local fresco e arejado" e
*"bom apetite!!!"
Costumo guardar os grãos em vidros na despensa. Acho prático, higiênico e visualmente bacana. E costumo mesmo escrever com caneta permanente em alguns deles, em geral os que podem causar confusão na hora da correria (tipos de arroz, pro exemplo. Ou grãos parecidos, como cevada e trigo).
Sei que a ferramenta é algo bem específico, mas o projeto foi rapidinho: ao todo levou cerca de uma hora e meia (demorei mais pra fotografar e editar tudo do que propriamente para fazer) e foi mais para satisfazer a curiosidade geral. Não pretendo sair marcando todos os vidros, mas até que achei bonitinho na despensa: Gostaram?
Boa semana!
;)

11 comentários:

Juu disse...

Lindo lindo adorei o post super criativo'
BJo

Aldaneire disse...

Como assim só R$29,90????
Poxa, agora é que eu quero uma mais ainda! rs,rs,rs

Cris Nagawa disse...

Ana..
Arrasou como sempre....
Também guardo os vidros que acho mais bonitinhos e aproveito pra guardar grãos, e outras coisinhas , éstou abolindo o plástico....
bjs

Taia Assunção disse...

Que espécie de milho interessante: em formato de lã...rsrsrs. Ana, noutro dia estava rindo de mim. Nunca usei vidros de palmito, conservas, azeites, etc...ao contrário da mamãe que guarda até embalagem de margarina. Acontece que agora a situação tá difícil, sabe como é...vivo no Congo e aqui não há vidrinhos fofos e eu tenho mania de por grãos e pó (café, sal, etc) em vidros. Não gosto de deixar no saquinho...enfim, agora guardo todos os vidrinhos de conserva que uso...rsrsrs. O mundo dá voltas amada. Acho que vou tentar comprar uma maquininha dessa, pelo menos eles vão ficar menos feinhos...rsrsrs. Beijocas!

fátima disse...

nossa! sempre pensei que isso custasse super caro! eu sou vidrada em ferramentas. tenho um monte, embora não use e, às vezes, nem saiba pra que servem...rs
o vidro ficou lindo, e pareceu tão fácil de fazer...

bj

trecos e apetrechos da Fran disse...

Que legal!!!!
Vou procurar um desses para mim...
BJS

Silvia disse...

Puxa vida!Tão barato assim?
Vou procurar em breve, porque na minha cidade não tem dessas coisas!
Bjs e obrigada!

Laély disse...

Ana, eu costumo guardar alguns vidros, mas desde que tenham um formato bonito. Confesso: já comprei coisa no supermercado, só por causa da embalagem!
Vou procurar no Makro daqui, essa ferramentinha. Compensa, né? Ele marca apenas vidro?
(Gostei das unhas modernas!)

Natália Rosin disse...

Ah que legal!!
Obrigada. Curiosidade satisfeita. =D

Marcele Garbini disse...

Interessante, vc sabe onde tem desses para comprar!!!
Lindo e criativo seu blog
Bjs

Aldaneire disse...

Êêêê agora eu tenho uma dessas! Viva o Macro!
Obrigada pela dica!