Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Na cozinha: pizza de banana


Sábado passado adiamos a viagem do feriado por causa do filho grande, que pediu pra fazer uma festinha surpresa pro melhor amigo, aniversariante daquele dia. Como também somos fãs confessos do menino, topamos animados, com as ressalvas de que "a festa é sua, portanto a bagunça e a limpeza também" (claro que, no fim das contas, sempre sobra, mas quando o prazer é grande, o trabalho é um preço pequeno a ser pago).
E lá foi o Juca com o pai pro mercado, comprar parte dos ingredientes (outros amigos trariam o restante), enquanto a Bia preparava um bolo de chocolate com morango de cair o queixo (já achei minha substituta-boleira e posso pendurar as espátulas!).
Foi uma delícia e até fomos convidados a participar, junto com uns poucos pais e amigos adultos (aliás, o pai do amigo é uma figura tão, mas tão querida que dá pra entender o porque de uma filho tão especial e amado).
Enfim, pizza feita, velinhas apagadas, louça lavada, bagunça arrumada, amigos felizes. E, no dia seguinte, antes de viajar, acordei cedinho e assei uma das massas da pizza que sobraram para o café da manhã. Coisa que mais gosto pós-pizzada é fazer pizza de banana pra comer com café. Simples e deliciosa!
A massa foi feita na máquina de pão, mas dá perfeitamente certo se for feita na raça, sovando um pouquinho e deixando crescer. Massa de pizza
*rende 4 redondas finas, ou 3 médias
*xícara de 240 ml

3/4 colher (chá) de sal
4 xícaras de farinha de trigo (gosto de usar 1 de farinha integral fina)
2 colheres (chá) de fermento seco para pão
1 3/8 xicara de água em temperatura ambiente

Misture os ingredientes até obter uma massa lisa e elástica. Sove um pouco. Deixe crescer em vasilha tampada com um pano e em local protegido.
Enfarinhe a superfície de trabalho, divida a massa já crescida em 4 partes e abra com um rolo. Leve para assar levemente em formas de pizza, em forno pré-aquecido a 180 graus.
Cubra com o recheio da sua preferência e leve novamente ao forno para derreter e dourar.

Cobertura de banana:
3 a 4 bananas nanicas picadas
açucar a gosto (umas duas colheres de sopa devem bastar, pois a banana já é bem doce)
canela a gosto
mussarela ralada a gosto (coloco bem pouquinho, só o suficiente para quebrar o doce excessivo).
Misture a banana, açúcar e canela com uma colher até ficar com uma consistência levemente pegajosa (a banana deve ficar em pedacinhos, mas bem incorporada com a mistura). Coloque sobre a massa pré-assada e salpique a mussarela ralada.
Leve ao forno até as bordas dourarem de leve e a mussarela estar derretida.
Enjoy!

8 comentários:

harumi disse...

ah, que delícia!!!!
sabe que tb fiz massa de pizza no feriado (na máquina de pão tb!)? mas eu abri bem fininha, salpiquei sal grosso e alecrim e reguei com azeite de oliva. depois de assada, quebrei e coloquei num pote.
era pra ser petisco pras visitas que vêm na sexta, mas já comemos quase tudo vendo tv... coisa de gordinho...
adorei sua pizza de banana! vou fazer qquer hora dessas!
beijoca e bom restinho de semana!

Taia Assunção disse...

Que graça Ana...coisa boa são os amigos e ver que nossos filhos valorizam boas amizades nos faz crer que estamos no caminho certo. Parabéns. Ainda vou comprar uma máquina dessas pra mim...rsrsrs. Beijocas!

Amehlia Digital ! ® disse...

Aninha...
tenho paixao por essa frutinha, agora, na pizza...foi muita judiacao...=)
Amo o queijinho por cima...(minero tamen gosta de queijo sempre, ne)
...gostei da parte...louça lavada, bagunça arrumada, foi de gde inspiraçao para mim qdo minha filhota decidir fazer uma festinha surpresa =D ...e esse prato, hein..muito chique!
Um bejim amore...

Thalita Sanchez disse...

Acho vocês pais maravilhosos e participativos, espero ser assim, me inspiro em você!!!
Adorei a receitinha, nunca usei a maquina de pão aqui de casa mas essa receita vale a pena a tentativa.
bjs

Mina disse...

Adorei a dica da Harumi também, nham, nham, esse post tá dando fome!
ô delícia de pizza de banana!!! obrigada pela receita, preciso "dar uma geral" ainda no meu forno de pizza para inaugurá-lo!
beijinhos!

Dapocalypse disse...

Olá Ana!!!
Como sempre coisas deliciosas!!!! A pizza ficou ótima, a criancada adorou!!!!

Obrigada pela dica sobre a Tanlup, ja criei minha loja.... agora umaperguntinha se nao for abusar.... Como foi que vc colocou este botao linkado p/ o dominio deles? A Tanlup viabiliza este link, ou vc criou através do Blogspot?

Por favor ajude!!!

Beijos!!!

Natália Rosin disse...

Ana, pára com isso... Pizza de banana? Eu sou apaixonada por pizza de banana! =)

Susi disse...

Ana, vc me deixe sempre com um gostinho de quero mais. Fiquei aqui me contorcendo pra ver a toalha da mesa, mas o prato bem em cima.
Qdo falo aqui, das pizzas doces que temos ai no Brasil, eles acham super estranho,"nao sabem o que estao perdendo".
bj