Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

WP/2011 #4: SOS luminária

As luminárias japonesas de papel arroz são um perfeito caso de coringa na decoração do lar doce lar. Primeiro, porque são baratas; segundo, porque conferem um ar de aconchego instantâneo a qualquer cantinho da casa.
Na faxina de ano novo do ateliê, fiquei muito na dúvida na hora de me desfazer de uma que estava pendurada na prateleira, sem lâmpada, há um bom par de anos. No joga-não-joga, decidi que daria um bom projetinho pensar num jeito de recuperá-la. Minha primeira ideia foi pintar umas flores com aquarela mas, como a pobre já estava bem amarelada pelo tempo, achei que ficaria tosco.
Então me lembrei do suporte de uma outra luminária, também guardado desde que a parte de cima se rasgou. Foi como um encontro romântico: os dois haviam sido feitos um para o outro!
Só faltava dar um tapa no visu da luminária.
E foi isso que fiz ontem à noite. Para o projeto, usei um pouco mais de meia folha de papel de seda de bolotas, pincel e cola diluída em um pouquinho de água, só pra facilitar na hora de colar os pedacinhos de papel.
Cortei pedaços do papel de seda sem me preocupar muito com o tamanho, mas acho mais fácil não exagerar e usá-los pequenos. Na hora de colar, também não teve muita ciência: fui colando e sobrepondo onde era necessário, deixando um pedacinho para a dobra nas extremidades da luminária: Deixei secando durante a noite, pendurada num fio: Hoje, depois de seca, ficou assim: E já no seu lugar de destaque, cumprindo sua função junto com o seu par perfeito: Lembrei de uma coisa que a minha mãe falava quando eu era criança e eu rachava de rir: toda panela tem sua tampa e todo pé cansado tem chinelo velho e confortável à espera, é só uma questão de procurar bem! pena que o mundo seja tão imenso...
Observações:
1) o papel arroz é muito delicado, porém bem resistente e aceita cola ou tinta com valentia. Porém, é legal fazer o serviço com o ferrinho que vem dentro dele, pra mantê-lo bem esticadinho, pois ele rasga fácil quando está molhado. Se rasgar, não se desespere, não é nada que uma nova camada de papel e cola não resolva;
2) claro que nem todo mundo tem um suporte perdido dando sopa. Mas o projeto também funciona bem para pendurar a luminária num fio no teto;
3)a cola vai fazer com que o papel perca a flexibilidade, deixando a luminária bem firme e impermeabilizada. Mas também vai protegê-la um tanto a mais da ação do tempo;
4) sempre vale a pena olhar com carinho para um objeto esquecido, tentando pensar no que ele poderia vir a ser.

20 comentários:

Rosana Sperotto disse...

Amei, de paixão, Ana! Almas gêmeas, sem dúvida. E pra ser um pouco mais esotérica: casamento perfeito do yin e yang! Beijos "iluminados"

Regina disse...

Que linda Ana, e ainda por cima e de bolinha. Amei!

Aldaneire disse...

Uau! Ficou linda!
Parabéns, ótima ideia!

emy disse...

Ana, ficou lindo! Tb tenho chochins velhos q estão olhando pra mim faz tempo. Agora vou tomar coragem para reformá-los tb! bjinhos =)

GildArte disse...

Lindo teu blog.Não pude deixar de degui-la.
beijos
Gilda

Pri Kiguti disse...

Ana!
Ficou maravilhosa!
A escolha do papel foi sensacional!
Tenha uma semana iluminada!
Beijokas!
^^

Cris Corrêa disse...

lindo, lindo!

Mariane disse...

Oi Ana, bom dia. Este é meu primeiro comentário aqui no teu lindo Blog. Adorei esta técnica. Eu comprei duas destas luminárias e estava procurando o que fazer nelas. Ótima idéia. Parabéns.
Mari

Cris Nagawa disse...

Ana...
Ficou show!!!!..estou no momento "terminando" projetos começados e não terminados...precisando dar uma limpa nas caixas...quem sabe não encontro algo pra uma transformação???
Bjs

Fala, Mãe! disse...

Adorei Ana! e que papel lindo vc achou! beijo

Taia Assunção disse...

Ficou linda Ana, adoro bolotas...penso em por um par dessas luminárias no quarto da praia, pois o espaço é pequeno...adoro essa dinâmica dos objetos. Beijocas! Obs: tem um Jungle by Kenzo na caixinha de perfumes? Adoro!

Beth Salvia disse...

Adoro luminárias e as orientais então.... Esta sua repaginada fcou simplesmente liiiinda, parabèns Ana!

Taia Assunção disse...

Eita Ana que eu não consegui responder e nem enviar um email pra você...não sei o que houve. Esse perfume eu ainda não conheço, acabei com um frasco de água de toalete da Sarah Jessica Parker by NYC uma delícia...apesar de amar perfume, uso um por vez. Para as temporadas aqui dá certinho, costumava deixar um vidrinho no Brasil, mas depois dos contantes assaltos das meninas desisti...rsrsrsrs. Beijocas

Nina Dias disse...

Oi Ana tem selinho pra você no meu blog, bj Nina

Laély disse...

Ficou fofa, mas reparei mesmo foi no romantismo da penteadeira!
Ana, esse papel de arroz é aquele, usado para cobrir bolo? ( tô por fora!) Será que dá pra substituir por papel de seda?

Ana Matusita disse...

Oi La, o papel das luminárias é o papel arroz, mas o que eu usei pra cobrir é o papel de seda. Não tenho a menor ideia se é o mesmo de cobrir bolo!

Oi Nina, obrigada pelo carinho!

Oi Taia, esse da Sarah Jessica Parker eu ainda não conheço!

Oi Beth, obrigada!

Oi Cynthia!
Oi Cris!

Oi Pri! O papel é lindo!

Oi Mariane, que bom que te dei uma ideia pros seus projetos!

Oi Cris!

Oi Gilda, obrigada!

Oi Emy! Que bom!

Oi Aldaneire!

Oi Regina! Também adoro bolinhas!

Oi Rosana! Par perfeito, né?
Bjs

Oi

Carina disse...

Linda demais, Ana. Tô doida por uma luminária japonesa mas aqui em Recife não é muito fácil de encontrar... Assim que eu conseguir a minha, vou testar o seu pap! Bjs

Aninha disse...

Oi Ana... eu estou sempre acompanhando o seu blog... ADORO suas dicas e criatividade! Eu estou iniciando o meu blog e iria adorar receber uma forçinha!!! Beijo GRANDE

Anna Elisa disse...

Querida Ana,

É com muita alegria que venho lhe contar que indiquei seu blog para receber o selinho "Esse blog é um doce!", veja as regras nessa postagem:

http://scrapby4you.blogspot.com/2011/02/selinho-esse-blog-e-um-doce.html

Beijooooos

Baú da Dadá disse...

Ana prendadérrima! Sempre com dicas legais pra gente. Sou sua fã, viu?
Tem selinho pra vc lá no Baú da Dadá.
Bjs