Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Soupe du jour - tomate, cenoura e correria

Hoje foi um daqueles dias em que eu corri de um lado pro outro e, no fim das contas, ficou o cansaço e um monte de coisas pra fazer. Fiquei com a sensação de que era só começar alguma tarefa que alguém já me chamava ou eu tinha que sair por algum motivo. No fim da tarde fui ao correio, depois de buscar o caçula no kung fu.
Antes, na hora do almoço, mal pude dar a primeira garfada e os filhos grandes me ligaram. Eles haviam saído logo cedo pra participar de uma manifestação contra o aumento da tarifa de transporte urbano (o gosto pelas passeatas tá no sangue, dos dois lados!). Só que na hora da chuva e da fome me chamaram pra buscá-los.
E, de manhã, segui resignada para o meu castigo mensal: a temida sessão de depilação a laser. Acho que todas as profissões tem algo legal que diz muito sobre a escolha de quem a exerce mas tenho que dizer uma coisa sobre as depiladoras e fisioterapeutas: são seres dominados pelo sadismo, só pode. E dotadas de uma pistola que dispara laser e um óculos de proteção maneiro, se deixam dominar ainda mais pela vilania.
Só sei que meu dia começou com os sovacos em brasa, apesar da temperatura agradável, quase outonal, que faz por aqui. E, no fim da tarde, terminou como já falei: ainda com muito o que fazer e bem cansada.
Porém, tenho um marido que chega em casa tarde da noite, muito mais cansado depois de dar aula e encarar a estrada. Então, juntei meu restinho de força pra uma das sopas preferidas da casa: a de tomate.
Dessa vez, juntei duas cenouras e uma cebola, que refoguei no azeite e deixei cozinhando com caldo de legumes. Em outra panela, cozinhei tomates italianos (uns oito), até soltar a pele. Tirei os tomates, bati no liquidificador e passei pela peneira grossa (marido prefere passá-los na passadeira, um tipo de peneira de metal com uma manivela mas o esforço e a sujeira que fica em volta me fizeram pensar duas vezes). Depois bati as cenouras, juntei tudo, salguei e deixei apurar mais um pouco.
A sopa densa, de um vermelho alaranjado, mais uma fatia de pão com queijo e um copo de vinho era tudo que eu precisava. Conforto pra barriga pra me preparar para a folia. E se você está cansado como eu, indico o trio elétrico nesse carnaval: TV, DVD, PC. Sem folia, nem batuque, nem furduncio.

15 comentários:

Marion disse...

Hum...me deu fome. Tô aqui sentada aproveitando o tempo de espera pra buscar a filha e... a janta ficou longe. cho que vou fazer uma sopinha - mas vai ser das prontas!!! não tenho essas habilidades...

Viviane Basile disse...

Ai, Ana... Amo sopa! Amo tomate! Lendo assim até parece fácil de fazer, mas acho que jamais daria conta.... Fiquei aqui babando.

Beijo!!

Vivi

raquel disse...

Oi Ana!
Fiquei com água na boca de vontade de comer essa sopinha! Sou até suspeita de falar, porque amo todas as sopas! Mas essa em especial que foi servida com esse queijinho brie, fatias de pão francês e um vinho, huuuumm que delícia!
Quando puder dá uma passadinha lá no meu cantinho que está rolando meu primeiro sorteio para comemorar 1 ano de blog! Participa da minha alegria também?!?!
Bjbj

Marina Mott disse...

Sopinha deliciosa!! Adorei o trio elétrico!! Boa!! É com esse que eu vou!! Beijos!!

Milena disse...

Sopas no final do dia são como abraços carinhosos,completam e relaxam!
Pensei em fazer uma de legumes também,já que a minha filhota é fã!
Vamos ver como acaba meu dia,já que irei para outro tipo de torturador(a):a manicure,que adora aquele cantinho da unha,rs!
E ainda tem a cara de perguntar:tá doendo????
Bj

Ana disse...

Que delícia deve ter ficado, Ana, mas a suas histórias são mais deliciosas ainda. Boa folia
Bju

Anna Sebba disse...

Oi Ana!! Tô louca pra fazer parte desse seu bloco, o bloco do sossego!!!
Tô morta de cansada dos últimos tempos... mas tem valido a pena... adoro seus post... até inspira uns post meus de vez enquando... rs...
boa receita pra fazer pra parentada que vem passear aqui nesse feriado!!
bjsss

Natália disse...

Hmmmm que delícia... aguei aqui...
Nunca fiz sopa de tomate, mas vendo a sua me deu uma vontade de tentar... aiai...
Beijos e bom feriado de descanso pra você! Por aqui também, nada de agitação =P

Silvia disse...

Não é só aí que o dia está curto, aqui também tem sido assim, muita coisa pra fazer, filhos com saídas da escola em horário diferente, marido que não ajuda muito e se ajuda faz pela metade, o que eu (chata) não aceito. O dia termina, a casa está limpa, roupas lavadas sem passar, costuras esperando e um cansaço extremo.
Agora essa sopa eu não conhecia, vou anotar a receita e tentar fazer bem pouquinho, só pra mim, os enjoados aqui de casa não gostam muito de tomate.
Meu carnaval será como o seu. Bom carnaval pra você também!
Bjs

Nina Dias disse...

Ai Ana, eu dou muita risada com seus posts, legal. Minha filha também estava na folia da passeata com os teus filhos, ela vai toda quinta feira, e emenda com uma plenária.
Uma sopa caiu muito bem com o tempo que estav fazendo, ótimo!
Agora me explica o que é furduncio? KKKk, tô aqui imaginando! bj Nina

Veronica Arteira disse...

Oi, Ana, essa sopa deve ser boa demais, mesmo. Ontem ouvi falar desla e hj vc explica como faz aqui. Claro que é uma indicação de que devo experimentar essa delícia.
Bjs e bom carnaval com o trio!!!

harumi disse...

meu sábado-de-carnaval-com-chuva foi assim: em casa, de pijama, organizando algumas coisas, mas sem compromisso de nada. é bom de vez em quando, né?
bom feriado pra vc aí! e bom descanso!
beijocas.

Ana Paula Cavalari disse...

hummmmmmmmmmmmmm
delícia!!!!!!!!!!!!!!!!!
beijocas

Karina. disse...

Depilação...
Não aderi à laser, ainda, mas faço com cera. A cada 20 dias vou para a sessão de tortura, pois, não posso ir a praia peluda!!!
Há 2 anos passei pelas mãos de uma depiladora inciante também dominada pelo sadismo e acredito que ela não tenha esperada a cera esquenta e arrancou a pela das minhas axilas. Greitei de dor e a mocinha inventou de passar uma creme de aloe e vera, que segunda ela, atuaria como calmante. Naquele momento pensei em levatar da maca e avançar na guriazinha...
Passei a noite com uma pano molhado no meio das axilas, 3 dias sem passar antitranspirante e sem ir trabalhar.
Mas, apesar disso, continuo a fazer depilação, porém, com uma mocinha menos agressiva....
Pode?

Katia Bonfadini disse...

Adorei essa receita! E acompanhada de um bom pão e queijo brie fica maravilhosa, né? Já foi pro meu caderninho de inspirações! Bjs!