Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Deu bolo: maçã e aveia

Ontem eu tive uma visita muito querida aqui em casa. O papo foi muito bom e o tempo muito curto para quem mora tão longe, tanto que nem lembramos de tirar foto. Comprei queijinhos gostosos, vinho e fiz risoto de funghi. E no meio da comilança, rimos muito, falamos muita bobagem e matamos um pouco da saudade.
Hoje cedo minha visita teve que ir embora, infelizmente. Mas antes de levá-la, tomamos café com o bolinho de maçã com aveia que deixei preparado. Esse bolo, bem gostosinho, é uma receita light que a nutricionista que fez meu plano de reeducação alimentar me ensinou, e é feito com farinha de aveia, aveia em flocos e sacarose.
Não vou dizer que mata aquela vontade desesperadora de comer um doce bem doce. É mais daquele tipo de bolo simples e fofinho pro café. E o mais importante: o pessoal de casa aprovou, tanto que é a segunda vez que faço (só que dessa vez coloquei açúcar de verdade).

Bolo de maçã e aveia

3 maçãs descascadas e picadas (usei 4 maçãs Gala, bem miúdas)
3 ovos
3/4 de xícara de óleo de canola
1/4 de xícara de açúcar light (ou 3/4 de xícara de açúcar mascavo)
1 colher (sopa) de canela
1 xícara de farinha de aveia
1 xícara de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de fermento em pó

Préaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma média de buraco no meio com óleo e farinha.
Com o fouet, bata os ovos com o açúcar. Junte o óleo e a canela e bata até ficar um creme claro. Junte a farinha de aveia e os flocos aos poucos, misturando bem. Acrescente as maçãs picadas e, por último, coloque o fermento em pó.
Leve ao forno até que o palito saia sequinho. Ah, se vocês ficaram curiosos pra saber quem é a querida que me visitou ontem, é só visitá-la aqui!
E como eu não sou de ferro, hoje de tarde uma outra amiga querida, que é minha vizinha, veio aqui em casa para fazermos um bolo nada light. Mas isso eu conto depois!

8 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Mesmo assim deve ter ficado uma maravilha..belo bolo light amiga...agora vou cuscar quem te visitou....bjokinhass

Katima disse...

Oi, Ana.
Pelo visto o papo foi bom, pois a amiga que esteve aí é boa de papo,rsrsr.
O bolo deve ser uma delícia, adoro bolo com frutas. Qualquer dia você poderia ensinar o risoto de funghi?
Também gosto muito de receber amigas para um bate papo, e comer bolinhos.
Beijos e um ótimo fim de semana.
Kátima

Glau disse...

Assim vc me complicada quando minhas visitas queridas chegarem vou ter que preparar um monte de bolo, doces, bolachinhas pra tentar chegar a altura da sua recepção! :)

estou esperando vcs aqui!

Nina Dias disse...

oi Ana, a visita da Lu deve ter sido bem proveitosa e claro uma café com bolo, aproxima muito mais a amizade! bj e boa semana! Nina

Milena disse...

Bem que eu queria ficar escutando a sua voz de menininha e comendo bolo.
Quem sabe uma próxima vez,vamos tomar um chazinho juntas num cantinho charmoso do Rio?

Bj

Thaís disse...

Esse bolo será a minha próxima investida. Tô tentando fazer coisas mais saudáveis aqui em casa. Mas o que eu queria mesmo era aquele blondie que vc ensinou há uns posts atrás! hahaha

lugastal disse...

adorei nossos escassos momentos família! estar nessa casa sempre é garantia de carinho e bem-estar! depois de 3 anos, estava com saudade! agora vou começar a fazer receitas de bolo, prá retribuir quando vieres!

Liana Rocha Loures disse...

Só de olhar para a foto dá vontade de por a mão na massa e fazer essa receitinha!!