Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Oficina de vela

Na Páscoa, enquanto a família toda andava a cavalo e eu olhava a grama crescer, vi um pessoal fazendo velinhas na oficina do parque. Nem pensei em propor achando que ninguém toparia mas a filhota e o pequeno se animaram e lá fomos nós:
Depois me lembrei que já fiz uma oficina assim numa festa de escola e as crianças curtiram bastante. É claro que alguns cuidados devem ser tomados com a parafina líquida: só dá para fazer com crianças maiores e sempre com a supervisão de um adulto. No mais, é só derreter a parafina numa caneca funda (que deverá ser utilizada apenas para isso) e adicionar o corante específico para vela e essência, se desejar.
O barbante pode ser do tipo comum. A única recomendação para esse tipo de vela é que não seja grosso, pois a chama da vela é maior quanto mais grosso o barbante (e essa vela será mais ou menos fina).
A cada mergulho do barbante na parafina, você deve esperar esfriar e endurecer um pouquinho para mergulhar (rapidamente) de novo em etapas sucessivas até a vela ter o tamanho desejado.
O material é barato e bem fácil de achar em casas especializadas em essências e coisas do tipo. Aqui em casa, temos um fogãozinho de duas bocas que já usei pra isso, mas acho que dá para fazer num rechaud daqueles de fondue, desde que a parafina já esteja derretida.
A nossa está num vasinho na velha nova mesinha, esperando um parabéns ou apagão!

2 comentários:

Katima disse...

Essa páscoa foi muito especial mesmo, pois as fotos nos transmite muita tranquilidade.
Beijos
Kátima

mArCeLe disse...

Que legal, Ana! Programinha craft e super família... Pra quem é mãe não deve ter coisa melhor!!! =)