Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Soupe du jour: abóbora, maçã e gengibre

Semana passada, marido acordou todo chateado por causa de um pesadelo. No sonho, a protagonista e raiz de toda maldade era eu, que o mandei pra fora de casa. E, sem ter pra onde ir, meu marido teve que ir morar na casa da sogra. Não, não a minha; a dele! A minha mãe.
Digamos que, em termos de desespero onírico, meu marido não poupa esforços. Se separar e morar com a sogra? #wtf
O engraçado é que, normalmente, quem acorda de bico com esse tipo de sonho sou eu, inclusive com a participação de estrelas globais.
No mundo real, só me restou ser solidária e fazer uma bela sopa, das que ele mais gosta: abóbora com gengibre.
Para a sopa, usei meia abóbora cabotiá, 1 maçã verde e um teco de gengibre fresco, que vai a gosto do freguês, caldo de legumes e sal a gosto. Refogue o gengibre em um fio de azeite, então junte a abóbora e a maçã. Refogue mais um pouquinho e junte o caldo e o sal. Deixe cozinhar até a abóbora ficar bem macia (não demora muito). Bata no liquidificador e sirva com salsinha picada, se gostar.
Estranharam a combinação?
Pois deixem qualquer preconceito de lado que a sopinha é bem boa. O adocicado da abóbora é realçado pela acidez da maçã (fica melhor com a Granny Smith, pois as vermelhas são muito doces) e o gengibre dá um toque ardidinho na medida. Delícia.
Não sei se a sopinha ajudou meu marido a dormir mais tranquilo, depois de um longo dia de trabalho. Só sei que hoje tem sopinha quente de novo esperando no fogão e a certeza de que ninguém terá que dormir no sofá da casa da sogra.
Boa semana!
p.s.: sei que a casca da abóbora cabotiá é um tormento pra tirar. O que eu costumava fazer era cortar a abóbora ao meio, colocar virada com a "bocarra" pra baixo numa assadeira e levar ao forno; depois de assada, era só tirar a polpa da casca com uma colher. Mas aí aprendi aqui com a dona Glau que dá pra fazer o processo todo no microondas, em menos tempo e sem uma assadeira difícil de limpar no final.
p.s.2: eu tenho um pezinho de gengibre plantado num vaso que tá uma beleza. Qualquer hora, mostro aqui.

15 comentários:

Fefa, disse...

Nossa, adorei seu blog.
diferente de TUDO que já vi.
te sigo.
bj

Laély disse...

Já conhecia a combinação abóbora-gengibre, mas essa da maçã, pra mim é nova. Próxima vez, quero experimentar assim.
Frio, só agora está começando a se apresentar por aqui. Aí, também vale enfrentar com um bom prato de capelete caseiro.

Ana Matusita disse...

Oi La! Um brodo nesse friozinho vai bem mesmo!
Oi Fefa! Obrigada!
bjs

Tati disse...

Queria fazer essa sopa agora!!! Que delícia que deve ser!!
Pode ser sem pesadelo?
=)

Ana Matusita disse...

Oi Tati!
Se for sem pesadelo, a sopa fica ainda mais gostosa!
bj

mArCeLe disse...

Fiquei interessadíssima nessa sopa e em breve pretendo experimentar COM CERTEZA, mas me conta aqui? Um pezinho de gengibre??? Gostei mto disso! Não sei se a sua é mini, mas a minhaaa.... é micro! Já tenho cebolinha, pimenta, hortelã, manjericão, menta e orégano!Como plantou e cuidou dele? Mostra pra gente? Sou fissurada numa mini hortinha caseira! rs
Beijinho Boa semana pra vc tb! =D

Ana Matusita disse...

Marcele, eu desisti de ter horta, porque o pé de framboesa invadiu o canteiro e ficou tão bonito que não tenho coragem de cortar. Agora só tenho hortelã e orégano plantados lá, mas aqui no vaso, perto da porta da cozinha, tenho o gengibre e manjericão.
Depois fotografo, ok?
Bj

Carol'Zices disse...

ôôô Ana...e com o friozinho que se instalou em Porto Alegre...tua sopinha é uma ótima receita para esquentar o marido e o filhote rsrsrs
Um beijo
CarolD

Katima disse...

Ana, sempre faço sopa de abóbora, e sofro para descascar, agora com essa dica fica mais fácil. Também tenho desses sonhos horríveis, e acordo muito brava, como se fosse verdade. rsrsr
Beijos e tenha uma ótima semana.
Kátima

Nina Dias disse...

Hum Ana obrigada pela receita. Adoro sopas são deliciosas no inverno! Faço de abóbora, mas não coloco gengibre, coloco especiarias, têmpero de português!O que dá um gostinho picante. E gosto que a abóbora se desmanche efique aquele caldinho gostoso, meio adocicado! Bj Nina

almeida.cruz disse...

Acompanho o seu blog a algum tempo....ainda bem que desta vez não teve atriz global no pesadelo, senão não teria sopinha nenhuma.....rsrsrsrss......bj...

AVOH disse...

Ô, delícia!! Que venha o frio porque eu quero mergulhar nessa gostosura.
Beijão.
Alisson

Thaís disse...

Ana!
Mais uma coisa que vc acertou em cheio no dia de hj!
Eu e Félix estávamos no supermercado agora há pouco e de repente ele me falou: "Vc nunca mais fez aquela sopinha de gengibre..."
Compramos abóbora e gengibre e vamos aproveitar o climinha frio pra fazer pra janta!
Assim como a Laély, eu não conhecia a história da maçã. Da próxima vez vou tentar(se eu tivesse lido sua receita antes de ir ao mercado...).
Tenham bons sonhos hj! hahahahha

mArCeLe disse...

Obaa!

Alesha disse...

Que beleza!
Além de colocar no meu caderno de receitas, vou levar essa receita pra minha mãe que, adora uma sopinha, adora abódora, adora gengibre, e adora colocar macãs e pratos salgados. hehehe.

Beijo e superobrigada.