Páginas

domingo, 10 de julho de 2011

Piñata, ou como fazer a alegria da festa!

"Bate, bate, bate
Não perca a cabeça
Quem perde a cabeça
Perde o Juízo
Não quero ouro, não quero prata
Tudo que eu quero é romper a piñata
Que ela rompa!"
A musiquinha acompanhou muitas festas aqui em casa e, enquanto todos cantavam, um dos convidados batia e tentava derrubar a piñata. E a maior festa era quando ela caía no chão, junto com o tesouro escondido: muitas e muitas balas pra dividir entre a criançada!
Quem fazia as piñatas mais bacanas era o Bukke, melhor animador de festas e contador de histórias que já conhecemos. A vida tomou outros rumos e, hoje em dia, ele cria outras coisas, então, resolvi que era hora de colocar a mão na massa e criar a piñata de King Pig pro aniversário do caçula, com a ajuda da minha talentosa filha desenhista!
Divulguei una foto do passo-a-passo no facebook e, por conta da animação dazamiga, resolvi mostrar tudo aqui. Já fico imaginando que gostosuras (ou travessuras!) uma piñata adulta poderia conter!
Mãos à obra:
1. encha uma bexiga daquelas bem grandonas;
2. cubra com papel e cola diluída (só um pouquinho) em água, deixando um buraco em torno do nó da bexiga. Eu usei uma lista telefônica velha, que funciona bem porque o papel é bem fininho e as cores das páginas variam, o que ajuda a diferenciar as camadas.
Eu fiz três camadas de papel e cola e deixei secar entre cada camada durante a noite.
3. depois de bem seco, corte o nozinho da bexiga e puxe-a de dentro da bola;
4. faça uma cama de fita adesiva forte ou fita crepe, para firmar.

5. faça dois furos na parte superior da bola e passe um cordão bem grosso, para fazer uma argola e poder pendurar a piñata;
6. abra um pouco mais o buraco que ficou sem camadas de papel e cola e encha com as balas e papel colorido. Para facilitar, eu fiz um funil, cortando uma garrafinha de água;
7. recorte os detalhes em papel mais grosso (usei de embalagem de cereais) e cole com fita crepe; cubra o buraco também com fita crepe e faça mais uma camada de papel de cola, cobrindo tudo. Depois de seco, pinte com tinta acrílica branca;
8. desenhe os detalhes com lápis preto e pinte tudo, também com tinta acrílica.
E eis a piñata pronta, esperando pela festa: Durante a festa, a BIG PIGñata causou alvoroço entre a molecada, enquanto enfeitava a mesa do bolo: Depois do parabéns, foi pra debaixo da parreira apanhar (eu e a filha ficamos com um pouco de pena, mas fazia parte do plano, né?): E o porco apanhou feio: Não vou mentir para vocês: dá um trabalho daqueles fazer a tal da piñata. Mas, se parte da festa é esperar por ela, mais legal ainda é esperar pela festa preparando as brincadeiras, detalhes e gostosuras.
p.s.: não é o tipo de projeto para se fazer de véspera, pois são várias camadas de papel e cola, que devem secar bem. Um pincel grande ajuda muito na hora da lambança, assim como um paninho úmido, pra ir limpando o grude das mãos e da mesa!
p.s.2: as balas devem ser do tipo molinhas, para aguentar as porradas!
p.s.: vendar as crianças torna a brincadeira mais divertida. E também é legal formar uma fila, deixando os menores baterem primeiro, pra "amaciar" a piñata pros grandões.

9 comentários:

Mãe da Tonton disse...

Ai que delícia! Nunca fui em uma festa que tivesse piñata... hehe
beijos

Taia Assunção disse...

Como eu já disse antes, achei incrível. A molecada e os grandões devem ter amado. Beijocas e boa semana.

Cynthia Le Bourlegat disse...

Adorei Ana, que barato que deve ser ter esse negócio numa festa! Ficou tudo muito lindo na festa craft angry birds. marido ta aqui do lado e viu e adorou tb (só falta querer no nover dele, to ferrada rs)
Parabéns pro seu filhote e pelo capricho de dedicação de mãe nos adornos e diversões. beijoca

Erika disse...

Só você, Ana, pra ter essa paciência!
Mas tenho certeza que a trabalheira valeu a pena ao ver a carinha de alegria dos pequenos...amei!

Andrea disse...

Amei, Amei! Parabéns para você que é minuciosa em tudo o que faz. Minha filha adora piñatas, vou tentar o projeto para o aniversário dela, que será mês que vem.

Clara Miranda disse...

Eu adooooooro o jogo desse porquinho, sou viciada!
Adorei a ideia de "quebrar" ele!
Ficou muito bom!
Bjim

CRIATIVIDADE EVA disse...

que show.... amei seu passo a passo. acho que a com a piñata a festa fica mais animada, adorei ver como se faz e vou tomar coragem pra fazer uma. rsrsrs Parabéns pelo trabalho!

Flávia (blog: biscuit e outras coisinhas) disse...

Muito legal, vou tentar fazer para o aniversário do meu filho. Vai ser de dinossauro, quem sabe faço um ovo. Se fizer venho te falar. Abs, Flávia

Ana Matusita disse...

Obrigada, meninas!
bjs,
Ana