Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Antes & Depois: cortina colorida

Aqui em casa, a cozinha é bem pequena, especialmente considerando o fato de que eu e marido gostamos de cozinhar. Então, a solução que encontramos há uns anos atrás foi construir uma cozinha aberta no quintal, com fogão à lenha, forno de pizza e churrasqueira.
Como tudo por aqui, as contas foram feitas na ponta do lápis, na base da grana contadinha. Mas conseguimos fazer tudo bem bonitinho, do jeito que queríamos. Contamos com a ajuda do meu querido tio Zé, que faz o cimento queimado mais caprichado que já vimos. Aliás, capricho e detalhe é com esse meu tio, que desenhava elefantes e cavalos com perfeição no meu caderninho quando eu era bem criança. Amo muito esse tio!
Em certos momentos, o tio Zé torcia o nariz pras nossas invenções, como quando eu cismei de caiar de amarelo a única parede que não era de tijolinho... o tio ficou inconformado, falando que a pintura nunca ficaria perfeita. No fim das contas, ele entendeu que a beleza das coisas, pra gente, estava nessas pequenas imperfeições.
E sempre saía com a máxima: "vocês, que são modernos, gostam de um serviço meio porco, mas garantido"!
Na hora de colocar a pia, tio Zé queria uma bem brilhante, de pedra. Marido disse que seria de cimento queimado e ele suspirou profundamente, disse que não daria certo. E marido: "deixa comigo, seo Zé"! E, num final de semana, montou uma caixa retangular, com uma bacia numa das extremidades para a cavidade da cuba de inox, cimentou e... taaaa-dá: na segunda-feira, nossa pia estava pronta!
Até tio Zé teve que concordar que ficou bem bacaninha. Serviço porco, mas garantido, que resistiu pelos últimos nove anos.
E que agora pedia uma cortininha nova.
Logo que inauguramos a construção lá do fundo com o chá de bebê do caçula, minha mãe fez uma cortina linda, toda de casinha de abelha, que usamos por muito tempo, até rasgar. Daí coloquei duas toalhinhas de mesa xadrez presas com alfinete de segurança. E assim ficou por um tempão. Casa de ferreiro, espeto de pau!
Estava assim: Mas há uns dias, ganhei um saco imenso de retalhos de uma amiga que partiu pra Austrália (hi Sandra!) e, no meio dos pedacinhos, algumas belas estampas vintage pediam pra ser usadas. Pedi ajuda pra minha mãe, que esteve por aqui ontem e enquanto eu cortava os quadradinhos de 15cm, ela foi costurando. Tudo bem brejeiro e colorido, misturando os tecidos da sacola com retalhos meus, sem grandes preocupações. Foram 45 quadradinhos. Para as alças, como o varão é fixo (uma barra de cobre que o tio chumbou na paredinha da pia), usei botões de pressão. Desse jeito: E a pia lá do fundo ficou assim, toda alegrinha: E vocês podem me peguntar: deu trabalho?
Claro que deu trabalho. E claro que dá trabalho cuidar da casa. Até por conta disso, negligenciamos um pouco alguns cuidados nos últimos anos, porque o envolvimento toma tempo, coisa escassa hoje em dia. Mas, aos poucos, temos feito (eu e marido) uma arrumaçãozinha aqui, outra ali... e isso me dá um ânimo enorme, me faz lembrar lá do começo, quando cada móvel e cada coisinha no lugar era comemorado como uma conquista.
E conseguir transformar os retalhos de outra pessoa em algo novo e bonito é, sem dúvida, uma conquista. Que faz bem pra casa, pros olhos e pro bolso!




34 comentários:

Gislene Ellery disse...

Mas essa cortina ficou um charme! Linda, linda! Um belo colorido pra cozinha. Nada melhor que cores pra alegrar a vida da gente, certo?
Beijos!

Andrea Araujo disse...

Lindo Ana!
Não preciso mais pensar em que tecido ,vou usar pra fazer minha cortininha da cozinha.Retalho é que não me falta ;-) bjk Andrea

Sara Alencar disse...

Ficou linda a cortininha. Sua casa deve ser linda.
Precisava de um tio Zé aqui em casa viu rsrs.
bjs

Carla Patrícia disse...

Ana! Teu post é pura poesia de palavras e de imagem! A histótia do tio, oelefantinho desenhado no caderno, os retalhos da amiga que ficaram como lembrança e se transformaram numa nova história...lindo demais! Beijinhos e boa semana!
http://pathyarteira.blogspot.com

Carol disse...

Marido e eu tivemos uma loja que vendia principalmente coisas para cozinha e eu não tenho o que tinha lá. Até hoje eu não acredito que não trouxe assadeiras em formato de coração, agora passou, não tem jeito mais...
Ainda bem que aí, apesar de ter demorado um pouquinho, você e sua mãe fizeram uma linda cortina para sua pia externa. Ficou um charme. As duas estão de parabéns.
Beijos

Mina disse...

Todo esse cuidado com a casa, não tem preço né Ana! Tão bom relembrar o começo, como as coisas foram planejadas, feitas com suor e carinho. Ficou muito linda a sua nova cortina, adorei os tecidos e a combinação. Good job!
Parabéns à você e à sua mãe, beijos!

Ana Carolina disse...

Ana,
sua cortina ficou um luxo, super graciosa.
Adoro sua histórias e ''causos''.
bjs e uma otima semana

Ruby Fernandes disse...

Eita Ana, vc é uma querida mesmo, deixa tudo tão lindo e com alma...
A cortina ficou perfeita aí, aliás, ela ficaria perfeita em qualquer lugar pois ela É perfeita!!!
bjo gde =)

Carol Fonseca disse...

Ai Ana, assim fico até com vergonha da minha embaixo da pia! hahahha
Ficou linda, como tudo o que você faz! Sou super fã do seu blog e do seu trabalho!!
=)

Super beijo!

gi sayuri disse...

Ficou uma lindeza Ana!!! bj

Valeria Marchello disse...

Ola Aninha...sua cortina ficou fofa demais, amo patchowrk e assim coloridinho ficou um charm só!!
Tb tenho um tio Zé que sabe fazer de tudo..é tão bom né ??
bjkssss e fica c Deus!!

Bianca Lanu disse...

Linda, linda, linda Ana!
É uma delícia qdo cuidamos de nossa morada!
Além de inspirar outras mãozinhas por aqui!

• Lu disse...

Parabéns pelo blog qrida !
Beijaoo ♥
http://brechomariiaboniita.blogspot.com/

Aldaneire disse...

Amei! Você é criatividade e habilidade pura! Pelo jeito herdou da mamãe não é isso? Ficou linda!

Katima disse...

Oi, Ana.
A cortina ficou linda, deu mais vida a esse cantinho que deve ser movimentado.
É fazer as coisas para a casa pensando que tem que economizar não é fácil, mas quando fica pronto é uma satisfação que não tem preço. Terminei a reforma do quartinho de empregada, pois como não tenho uma ajudante ele se transformou no meu atelie, e também tive que economizar aproveitando armário e pesquisando preços, mas valeu a pena agora tenho meu canto.
Beijos,Kátima.

Ana Matusita disse...

Obrigada, meninas!

Patricia disse...

Ana, tudo que vc se propoe a fazer sempre sai tao lindo assim ??
Amei essa cortina, perfeita. E como disse a Ruby, ficaria perfeita em qualquer lugar !
Beijo
Patricia Tedeschi

Cristiane Cordeiro disse...

Ai, ficou lindo!

Kisses.

Lílian disse...

Uau!

Milena disse...

Lindo o seu post,a história e com o seu toque,a cortina só poderia ser assim:algo para sorrir a alma.
E é tão gostoso passar por um cantinho que fizemos,achá-lo bonito e sair com aquele sorriso de felicidade!

bj

Taia Assunção disse...

Ficou incrível. Por vezes é bom lembrar-se do começo, tudo realmente é comemorado. Não podemos deixar perder essa energia gostosa. Odeio ficar negligente com a casa, mas de vez enquando me baixa uma preguiça, tudo é motivo para deixar pra depois. Agora estou assim com os exercícios físicos...eita. Beijocas!

Marina Mott disse...

Ficou o máximo, Ana, como tudo que você faz!! beijo!!
PS adorei essa: serviço meio porco, mas garantido!! hahaha

harumi disse...

e pode ter certeza que fez muito bem pra mim hoje olhar esta cortininha colorida linda e ler sua história!!!
tem coisa que não tem preço, ana! e esta cortina (com a pia) é uma delas!! :-)
beijoca.

Silvia Massimo disse...

OIEEE ANA! Conheci esse blog tudo de bom , amei suas coisas lindas,e seu capricho com sua casa e sua familia, sempre digo que familia é essencial.
Essa cortininha ficou linda demais, adorei. Quero ser sua seguidora, e poder admirar tantas coisas bonitas, "...isso é tudo que faz bem ao coração..."
BEIJOSSS... Silvia.

Luiza Ribeiro Soares disse...

Sabe Ana, lendo o seu post, me lembrei dessa sensação que é decorar cada pedacinho da casa...eu e meu marido também curtimos quando terminamos a reforma da casa onde morávamos... Agora estamos novamente fazendo todos esses planos com a contrução da nova casa, isso faz umbem danado!!!
Obrigada por me fazer relembrar...
Gde bjo!

Luciana disse...

Conheço o tio Zé, hein! hehehe Meu amado vô!!!! Ficou muito linda a cortina!!! Sempre caprichosa!!!

Ana Matusita disse...

Lu, seu avô é muito amado mesmo! Saudades desse tio!
Bj

Ana Matusita disse...

Meninas, eu ando curtindo muito essa retomada com as coisas de casa, que tem rendido todos esses antes e depois!
E fico mais feliz ainda porque marido entrou na dança... dá mesmo um saudosismo do começo, mas hoje também é tão bom...
Bjs

Katia Bonfadini disse...

Que linda combinação de cores e tecidos, Ana! Adorei! Bjs!

Géssica Maciel "Petit Pois Lilás" disse...

Simplesmente amei essa cortina!
E que delícia, hein, ganhar um saco cheio de retalhinhos!!!

Estou doida pra fazer algo colorido assim pra minha cozinha, mas não sei o que ainda... Acho que sua cortina me inspirou a juntar alguns retalhos e dar vida a algo bem colorido e alegre!

Obagada pela inspiração!
Bjukas e tenha um ótimo fds =]

Baú da Dadá disse...

Ana,
como é bom cuidar da casa da gente. Por aqui também estou tentando pegar as rédeas novamente. Realmente, falta tempo e a gente acaba relaxando com o nosso espaço. Estou preparando algumas coisinhas para mudar um e outro canto e acho que vou postar, pois todo mundo gosta de ver o antes e depois. A propósito: ficou linda a sua cortina. A anterior era muito fofa, mas essa ficou show! Ana, que Deus abençoe sempre suas mãozinhas, para que vc faça coisas cada vez mais lindas e poste para vermos. Você alegrou o meu dia!
Bjks
Renata

Jack e Cris disse...

lindissima, parabéns seus trabalhos são ótimos.

Maria Teresa disse...

Oi Ana, muito linda e alegre a cortina, parabéns e obrigada por compartilhar, abraços carinhosos

Adri disse...

obrigado, beijinhos!!!