Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Crochezinho colorido

Se você também clamou por chuva, mas junto veio o frio, um vento gelado e dias muito cinzentos, não reclame. A água foi muito benvinda (pelo menos por aqui).
Cada vez mais eu acho que as cores dos nossos dias dependem mais do estado de espírito que nos encontramos do que de qualquer outra coisa. Então, se o dia amanheceu cinza, sempre podemos mudar a paleta de alguma forma. Que tal fazer um bolo de cenoura bem laranja? Ou uma salada multicolorida?
Ou, ainda, encher um vasinho de flores de algum canteiro (olha eu aqui, incitando a criminalidade na vizinhança...hahaha!).
Aqui em casa é hábito ter sempre alguma florzinha (e, quando não tem, sinto falta). E ontem a sopa foi de abóbora, bem vibrante. Nada contra a cor, mas comida cinza não é algo lá muito apetitoso.
No sábado, enquanto via um filminho debaixo das cobertas com o caçula, aproveitei a sacola de restos de linha, de onde está saindo uma toalha-quase-manta, para fazer essa mini-bandeirola de crochê, projetinho fácil e colorido: Fiz assim:
1) Faça 215 correntinhas e arremate, deixando linha no começo e no final para pendurar (esse será o fio da bandeirola);
2) Conte 30 correntinhas e comece a primeira bandeirinha na cor que quiser; levante 3 correntinhas e faça 14 pontos altos (serão 15 pontos); para a próxima carreira, faça 3 correntinhas, pule um ponto e faça 12 pontos altos, deixando o último ponto da carreira anterior sem ponto nessa carreira (serão 13 pontos). A ideia é diminuir um ponto no começo e um no final, para formar o triângulo. Repita, sucessivamente: na terceira carreira, repita o mesmo processo; serão 11 pontos; na quarta carreira, 9 pontos; na quinta, 7 pontos; na sexta, 5 pontos. Na última, serão 3 pontos. Arremate e esconda a linha ao longo da lateral do triângulo, com a ajuda de uma agulha de tapeçaria ou da própria agulha de crochê. Está pronta a primeira bandeirinha.
3) Para a próxima bandeirinha, dê um espaço de 5 correntinhas e repita o processo.
Eu fiz 8 bandeirinhas, de cores diferentes, mas acho que deve ficar legal fazer todas em tons da mesma cor ou em duas cores. Usei vários restinhos coloridos de linha Anne e agulha para crochê tamanho 1,75mm.
Fala se não é fácil colocar um pouquinho mais de cor na janela?
Boa semana.

19 comentários:

Carol disse...

Para mim você falou grego, mas o resultado com essas bandeirolas ficou ótimo. Já pensou em fazer de corações também? Fica bem "romantiquinho".
Beijos

Carol disse...

Cliquei agora na foto para ampliá-la e me deliciei com esse quintal cheio de vida. Amei.
Beijos

Ana Matusita disse...

Oi Carol!

olha a guirlandinha de corações de crochê aqui:
http://www.anasinhana.com/2010/02/cara-de-festa-todo-dia.html
bj

Cela disse...

Que coisa mais bonitinha e delicada! Minha janela é tão sem graça. :(

Mina disse...

Super fofa essa bandeirola, acho que vou tentar fazer, se eu me lembrar como faz crochê... Sua janela ficou prá lá de linda!
beijos!

Cantinho da Aracy disse...

Muito charmosa suas bandeirolas, dá um toque aconcheganta a casa.
Beijos no coração

Bolsas e Temperos disse...

Que graça.Adorei

Bjok
Nanda

Katima disse...

Fiquei feliz em parar um pouco a arrumação da casa e vir dar uma olhada na net, pois estava pra baixo com uma gripe daquelas, e lendo sua mensagem estou empolgada e vou lá pro atelie fazer algo, bem colorido.
Beijos e um restinho de semana maravilhoso.
OBS: essa seca de Bsb tá um horror.
Kátima.

Irma Andréia disse...

Ahhh que delicadeza...
Aqui no MT, nada de chuva... muita poeira mesmo... entao o nosso céu esta muito azul...
Estou planejando uma manta com squares, vou ver se vou fazendo, devagarinho ... pra ocupar as mãos nos momentos de descanso rs.
Bom restinho de semana
Bjim

Ana Rita Profirio disse...

Achei um mimo! Hoje aqui em Petrópolis está frio convida a fazer. Beijos!!

INFINITA FAZ FITA BLOGSPOT.COM

Cecilia e Helena disse...

A-MEEEEE-I!!!!!!
Abraço da Cecilia.

Lílian disse...

Ana, lindo!

Se algum dia sobrar um tempinho e tiver paciência, por favor, poste como fazer um arremate perfeito no crochê. Eu nem imagino como proceder com tantos fios coloridos. Meu sonho é fazer uma colcha ultra-colorida pra cama. : ) Obrigada

Jô Bibas disse...

O que acho mais bacana nesse mundo dos blogs é ver o quanto habilidades são pessoais. Crochê? Sou um fiasco! Mas com madeira e pincel, me realizo! Uma graça a tua habilidade das bandeirinhas!

Taia Assunção disse...

Ficou fofo Ana, sua casa é linda. Não tenho a menor habilidade com crochê e afins. Por aqui seca, poeira e vegetação marrom...snif :-(

Ana Matusita disse...

Oi meninas!

A seca no Centroeste tá complicada, hein?
E vc também, tá no meio da seca, né, Taia?
Espero que a água chegue logo!
Bjs a todas,
Ana

Taia Assunção disse...

Só lá por outubro Ana, até lá muito hidratante nos cabelos, lábios e pele. Balde d'água no quarto e coca cola. Coca cola pode?! Rsrsrsrs...oh vício. Beijocas!

Márcia Lima Palamim disse...

Ana,
E por falar em crochê, tem post lá no meu bloguito linkando para o Ana Sinhana. Usei uma imagem sua e espero que você aprove.
Beijokas e muita cor na sua vida.

Lílian disse...

Oi Ana, vi que no superziper tem o que te pedi : )

Jussara Gehrke disse...

não sou boa de crochê, mas gosto de fazer!...rs... vou tentar fazer as bandeirinhas em vermelho para a janela da minha netinha, o quarto é decorado de branco com vermelho.

sua janela ficou uma graça e seu quintal é uma delícia!

beijo
Ju