Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Antes & Depois: da lata!


Eu sou daquele tempo em que a mistura calça semi-bag, dockside, ombreira e mullets era bacaninha. E, por conta de certo acidente marítimo, tudo o que era bom demais era "da lata". Quem usou muito brinco verde-limão gigante numa das orelhas, há de me entender.
Ainda bem que tudo passa nessa vida. Só não passa a minha imensa vontade de dar um jeito no quarto dos meninos mas, confesso, ontem desanimei um pouco andando pela ETNA. Tudo pela hora da morte. Como é que dá pra ter uma casa arrumada desse jeito?
E eu mesma respondo: usando a mágica do que já temos mais um pouco de tinta!
A latona de chopp estava guardada desde meu aniversário; o spray amarelo sobrou da malaventurada experiência com o chapeleiro, lembram?
Então, achei que estava na hora da minha redenção com o spray. Afinal, diferente da primeira tentativa, não era nada de grande valor que estava em jogo, nada que me fizesse ficar triste ou perder a cabeça, só uma latona que iria pro lixo. O primeiro passo foi tirar a parte de cima da lata. Para isso, pedi ajuda pro meu filho e marido de braços fortes. Eles levaram a latona pro fundo do quintal e rasparam a borda de cima no chão de cimento até desgastar bem (acredito que com uma lixadeira e lixa grossa também seja fácil de fazer). Depois de raspar bastante, é só martelar o tampo pra dentro da lata e retirá-lo. A beiradinha fica com rebarbas, que retirei lixando até ficar tudo lisinho. Depois, foi partir para a pintura, respirando fundo e mantendo a distância. Se eu fosse uma pessoa mais chegada a etapas e processos certinhos, teria comprado um primer para a primeira demão, o que me faria gastar menos tinta depois, já que cobrir os escritos da lata foi tarefa demorada. Mas, como sou ousada, fui direto para a tinta e fiz várias demãos até cobrir tudo. Gostei do resultado: um amarelo bem brilhante: E lembrei de uns adesivos que meu caçulinha ganhou da tia e estavam guardados. Ele curtiu os monstrinhos e disse que ficou parecendo "vírus, que combina com lixo"! Só não deu pra mostrar a lata no quarto dos garotos, que hoje está uma verdadeira zona de guerra. Prometo que mostro depois, junto com outras novidades.
Aliás, eu sei que ando fazendo muitos Antes&Depois, o que mostra todo meu lado canguinha, muquirana, mão de vaca. Mas, de verdade, tenho pensado muitas vezes antes de trazer algo novo pra casa. Fui para o Rio de Janeiro semana passada e, confesso, vi coisinhas lindas que me deram o forte ímpeto de consumir loucamente. Mas me diverti tanto passeando com pessoas queridas que a vontade passou (embora eu tenha voltado pra casa com tecidos e zíperes do Saara!).
E um dos lados legais da minha muquiranice é que reformar o que já tenho me dá um grande prazer, além de custar pouco. Se eu estiver exagerando, podem reclamar, ok?
Boa semana!

31 comentários:

Casa com tudo dentro disse...

Ana amei,ficou lindo,outro dia uma amiga jogou uma dessas fora,da róxima vez eu pego pra mim,beijokas!

Cela disse...

Apaixonei! Quero essa lata pra miiiim!

luciane disse...

Ana, adorei o antes e depois e sou uma muquirana declarada!
Mas o que mais me chamou atenção em seu post é a "da lata". Porque o acidente foi aqui em paranaguá e o litoral paranaense ficou coberto das ditas. Então me diga: elas chegaram em SP? kkkkkkkkkkkkkk
LuRamos, passando recibo dos loucos anos 80, só quem viveu sabe...
Beijos

Ana Matusita disse...

Lu, sabe aquela história do primo do amigo do amigo que jurou que viu uma lata? Então, fontes fidedignas afirmam que elas chegaram na capital paulista! hahaha!

Cela e Camila, bora catar lata!!!
bjs,
Ana

Katima disse...

Oi, Ana.
Adoro suas transformações, também tenho mania de aproveitar as coisas.
O meio ambiente agradece e sobra dinheiro para aproveitar em passeios e outras coisas.
Continue assim essa pessoa verdadeira e cheia de idéias boas.
A lata ficou linda e muito moderna.
Beijos e boa semana.
Kátima.

Karina. disse...

Fantástico!

Nada se cria, tudo se transforma!

luciane disse...

ahhhh, entendi! Mas te atesto, elas existiram! kkkkkkkkkkkkkkk

adelle disse...

Ana, ficou linda!
Outro dia eu tava arrumando as coisas lá em casa e morrendo de saudade da época que várias coisas vinham em lata, lembra? Camisetas da Fiorucci, umas roupas que tinham os personagens do Looney Tunes, perfumes, entre outras coisas. :)
Era tão bom pra aproveitar e guardar trecos...

Ana Matusita disse...

Adelle, eu amava aquelas latinhas de Altoids lisas. As novas tem um relevinho e não são tão legais!

Lu, eu acredito! kkkkkkkk

Karina, transformar é muito bom, né?

Kátima, a parte de sobrar dinheiro é sempre bom!
bjs

Valérie Roberto disse...

Ana, eu acho que vc dividia o guarda roupa comigo! rsrsrs

Lembro de uma camiseta de escola que tinha um Popeye na beira do mar com uma lata, digamos com algo parecido com espinafre...rsrsr

Sou super muquirana para minha casa e posso dizer que consegui bons resultados gastando pouco. Isso para mim não é ser muquirana, é ser CRIATIVO!

Beijão

Cheiro de Vanilla disse...

Ficou linda e super alegre.
Parabens.
bjs...

Thalita Sanchez disse...

Amo os "antes e depois", por favor não pare nunca!!!E gostei muito do seu post anterior, pricipalmente do último parágrafo, adoro o seu jeitinho de escrever com o coração. Sempre que passo por aqui me sinto mais feliz, beijos!

Barbarella disse...

Adorei seu blog, minha família não entende e fica me dizendo que se eu comprar fica mais barato, mas prefiro fazer eu mesma e especialmente reciclar, estou lendo seu blog inteiro e seguindo também. bjos

Aldaneire disse...

Eu acho que você está certíssima e de parabéns!!

harumi disse...

reclamar? adoro os seus antes&depois e adorei este tb! já vou mostrar pro marido (ele tb gosta de um faça-você-mesmo). agora vou sair catando as latas, aqui em casa e na dos amigos... hehehe...
beijocas,
da harumi

Ana Matusita disse...

Oi Harumi! Isso mesmo, manda o marido catar as latas que dá pra fazer uns bons portatrecos!

Oi Aldaneire, obrigada!

Oi Barbarella! Nem sempre fazer em casa é a melhor solução, mas vai de cada situação, né? No caso do chapeleiro, eu preferi pedir ajuda para os profissionais e não me arrependo nem um pouquinho!

Oi Thalita! Se é pra felicidade geral da nação, teremos outros Antes & Depois, pode deixar!

Oi Valérie, usar a criatividade é a melhor coisa pra deixar a casa com a nossa cara, né?
Bjs,
Ana

Cynthia Le Bourlegat disse...

Anaaaa, ficou "irada" essa lata rs! acho que qualquer garoto gostaria de ter no quarto,, e sabe que eu super me identifico com as makeovers muquiranas né? beijo

Milena disse...

Ana,respirou o arzinho do Rio...
Que bom!
O evento da lata marcou muitos cariocas,aqueles que provaram dela,jamais se esqueceram,ou estão na "viagem"até hoje,rs!
Bem,eu estou com 3 latinhas que eram dos meninos,mas que agora precisam reclicagem,como são pequenas vou embarcar na sua ideia,

bjs e quando vier,me ligaaaaaaaaa!!

Tais disse...

Oi conheci teu blog através da sala da la.
seguindo;
Bjokas
decorehouse

Silvana disse...

Isso não é ser muquirana isso se chama sustentabilidade, adoro suas idéias, juro que se der tempo eu ainda vou aplicar algumas aqui em casa....antes do natal...quero mudar a cor da mesinha do canto do sofá,e tantas outras coisas...ainda chego lá....parabéns por ser um exemplo de como tentar salvar o planeta...com pequenas atitudes....bjs

Thienne, mas pode me chamar de Tica disse...

Adorei, super criativa...
bjks
Thienne
artedobemfeliz.blogspot.com

Julia disse...

Adorei a lata , tenho uma aqui mas, fico com medo... ela não explode??? haha

Cultura inútil (dependendo do ângulo): As latas foram "despejadas" no Rio... Teve o verão da lata. Na PUC, onde estudava na época, amigos surfistas acharam muitas...

Priscilla Oliveira disse...

Ah,que nada! Reciclar e criar coisas é tudo de bom. Eu mesma quando vejo um coisa muito legal sempre penso que consigo fazer pelo menos parecido.
Sem contar que é uma delícia e dá aquele orgulho de "eu que fiz!"
Beijocas

Atelier Pequeno disse...

Adoro antes e depois!
Além de economizar dá muito prazer fazer alguma coisa ficar melhor, né?
Os seus são ótimos!BJssss

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Demais, essa lata ficou super fofa :)

Ana Maria Johann disse...

Oi Ana, querida, Chará!!! Hehehee

Bem, passeando pelos blogs amigos, vi seu link e decidi visitar = #xoneeeiiii!!!!!

Você me deu várias ideias ótimas e outras muitas inspirações.
Obrigada por compartilhar tantas coisas interessantes.

Vou acompanhar você mais de pertinho. Beijokas mil.

Até breve, querida!

Josiana Leite disse...

Tudo de bom, reciclou e ainda com glamour porque ficou bom demais, grande abraço.

Katia Bonfadini disse...

Ana, compramos esse latão de Heineken pela segunda vez e está lá em casa a espera de ser consumido! Esse post veio na hora certa!!!!! Não vou jogá-lo fora e sim, te imitar descaradamente! Amei a ideia!!!!! Que criatividade, mulher!!!!! Muito, muito bom esse post! Beijão!

Pauline disse...

Idéia fantastica! Ficou demais! Beijos, Cheia de Charme

Carla disse...

Oi. Eu estava aqui procurando uma solução pras minhas latas de Heineken e achei seu blog, adorei. Eu uso as latas pra colocar meus vasos em cima, senão Mafaldinha come tudo (minha cachorra, claro), e queria saber uma coisa, essa tinta aguenta chuva? Valeu pela dica.
Carla

Ana Matusita disse...

Oi Carla,

não usei a lata em área externa, então não sei te dizer como a tinta vai se comportar (embora eu acredite que spray aguente sim).
Abraço,
Ana