Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Na cozinha: geleia e cheesecake de goiaba

É engraçado como a gente quando gosta de uma coisa quer que todo mundo goste também. Eu sou meio assim: sempre acabo fazendo propaganda das coisas que eu gosto, pelo gostinho de ver todo mundo curtindo.
E como filho de peixa, peixinho é, meu caçula faz o mesmo. Na sexta passada, ele quis levar goiaba (atualmente, sua fruta predileta) para o lanche coletivo da turma. E mais milho cozido, ovo de codorna, cookies caseiros de chocolate e suco de uva. Enfim, um cardápio um pouco diferente, fugindo do tradicional pão com presunto e queijo.
A molecada gostou, exceto da goiaba. E o pequeno retornou com os potes vazios e mais 1,8kg de goiaba madura, que nem mesmo o pequeno devorador daria conta de comer num único final de semana.
Resultado: panelão de ferro cheio de goiaba descascada e picada (1,8kg menos as três que o caçula abocanhou); 350grs. de açúcar; suco de 2 limões (usei siciliano). Levei ao fogo, mexendo de vez às vezes e, quando começou a borbulhar, mexendo direto. O ponto é o teste do pires gelado: coloque uma colherinha da geléia no pires, se não escorrer, tá no ponto!
Rendeu dois vidros e meio daqueles de geléia francesa, devidamente esterilizados.
Ah, também rolou cheesecake no domingo:

Para a massa, usei 1 pacote de bolacha Maria triturada (a preferida da minha infância) misturadas com 100grs. de manteiga sem sal derretida. Coloquei tudo no fundo de uma travessa redonda e levei ao forno por 180° por uns oito minutinhos. Enquanto isso, bati no liquidificador: meio copo de requeijão comum; 2 ovos; 3/4 xícara de açúcar (usei cristal orgânico); raspas de 1 limão; , 1 colher sopa de essência de baunilha; 200 grs. de ricota amassadinha. Coloquei em cima da massa e levei ao forno (o ponto é quando o recheio fica durinho nas beiradas, mas ainda molinho no meio ao mexer a travessa de leve).
Tirei do forno, deixei esfriar, peguei o meio vidro de geleia e levei ao fogo com 2 colheres de açúcar e duas de água e espalhei por cima.
Os pedacinhos de nozes sobraram de um pesto improvisado e estavam dando sopa; foi ideia da minha amiga Tetê espalhar por cima da geleia. A galera estava toda aqui em casa (teve rondelli de massa caseira, mas isso é motivo pra outro post!).
Boa semana!

12 comentários:

Helena disse...

Hum...fiquei com agua na boca!
Bjo.

Ma Petite Lima disse...

Hummm que delicia.. Ja esta anotadissimo!
Bju querida, e otima semana
Joanna

http://mapetitelima01.blogspot.com/

Nina Dias disse...

Que apetitoso Ana! Gosto muito dessa torta, tem um sabor especial e leve! bjs e boa semana! Nina

Tuty - Arte&Mimos - Thiara Ney disse...

Ana, me conta seu segredo? Como é q vc consegue ckuidar da casa e dos filhos, reformar ateliê, fazer projetos crafts pela casa e ainda azer geléia? Menina do céu, to boba, rs.
Bjo.

Katima disse...

Ana, você realmente é uma cozinheira de mão cheia.
Humm!! O cheescake está maravilhoso.
Beijos e uma ótima semana.
Kátima.

Ana Paula disse...

Oi, Ana...quando tu vais à cozinha só sai delícia, heim?! Esse Cheesecake está muito lindo de se ver (e delicious de se comer, pelo jeito!)... Tive que anotar! Um beijo.

Close up! disse...

Que aspecto mais delicioso!!!

Jussara Machado disse...

Eu adoro goiaba e tudo o mais que ela produza.
Beijos
Jussara

Ana Ferreira disse...

Adorei a ideia da geleia..o seu blog é maravilhoso..Parabens..
Ja sou sua seguidora..
Beijos da Bruxinha

Luciana Figueiredo disse...

Hum, estou salivando... delícia!!!
bjs
Lu

Mari Herman disse...

Oi,
Muito legal o seu blog =)
Eu tb tenho um de moda, decoração e culinária... depois tenta dar uma entrada lá se vc quiser =)
Bjs
www.donaherman.wordpress.com
PS: eu sempre faço essa receita, adoro, rs!

Katia Bonfadini disse...

Que coisa boa!!!!!! Eu comeria agorinha mesmo, esse lanche cairia muito bem! Beijão!