Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Os tomatinhos que não plantei e algumas constatações

Outro dia, estávamos eu e minha mãe costurando (que me ajuda nas terças e quintas), quando ela olhou pela janela e brincou comigo que tinha um pé de ouro carregado no quintal: pés de tomatinho cereja. Ouro, porque tomate anda com um preço proibitivo ultimamente; carregado, porque os galhos estavam até pesados.
De vez em quando, a vida nos faz dessas: uma semente que você não plantou dá frutos que você pode colher e saborear, como um presente no meio das dificuldades corriqueiras de sempre.
Mas é raro e a gente não pode apostar nessa possibilidade. E assim é em outros aspectos da vida (a minha, pelo menos): quando se quer ter uma farta salada na mesa, o melhor mesmo é plantar, regar e rezar pra que nada atrapalhe a colheita. Ainda assim, existem as intempéries, as pragas e o olho-de-seca-pimenteira.
Pode parecer ceticismo meu, ou até falta de gratidão, mas não é. Porque eu acredito na sorte sim, só que não como algo fortuito; eu acredito nos bons auspícios da gente nascer cheios de talentos e possibilidades. O que vem depois é trabalho duro, do tipo acordar cedo, estudar, planejar e usar seus dons pra algo produtivo. Ou seja, o universo te dá todas as chances, então, aproveite!
Todo esse discurso a partir dos pequenos tomatinhos é pra dizer que a vida nos coloca, todos os dias, o desafio de tentar teimosamente. E que, cada colheita, é uma pequena e saborosa vitória que deve ser recebida com o coração grato, mas que não garante despensa cheia pelo resto da estação.
Então, se a gente tem um sonho e quer realizar, o melhor conselho é trabalhar mais, reclamar menos e esperar pelo momento de colher os frutos, com toda paciência possível, porque tudo nessa vida chega na hora certa. E se você estiver semeando no tempo certo, os brotos hão de surgir!
Boa semana de plantio e colheita para todos.

14 comentários:

harumi disse...

ah, ana! que texto ótimo para se começar a semana!
boa semana-boa pra você também!
beijocas,
da harumi

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Seu conselho é perfeito...isso mesmo!
E adooooro esses tomatinhos!
Beijos e te desejo uma ótima semana!
CamomilaRosa

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Lindo texto e apropriado para o momento que estou vivendo.
Obrigada!♥
bj

Adriane Pinhate disse...

Precisava escutar isso HOJE.
Obrigada,
Adriane

Taia Assunção disse...

Concordo com o que dissestes, do céu, só cai chuva e ultimamente, um tanto de vergalhões (piada sem graça). Beijocas e boa semana.

Carol disse...

Estou precisando de paciência para colher na hora certa os meus frutos. Tenho que esperar, orar e agradecer. Assim que tudo der certo vou com alegria postar no blog e depois até fazer um sorteio em gratidão.
Boa colheita sempre pra você.
Beijos

Sinhá Diva disse...

Adorei Ana, é bem assim mesmo, adoro ler e hj minha melhor leitura foi no seu blog, ótima semana bjs
Dri :)

Larissa Aguiar disse...

Ana, suas palavras são lindas e aplicáveis, porque escrever coisas bonitas é fácil, mas algo que possa ser trazido pra vida necessita de uma verdade.
Obrigada pelas palavras oportunas!
Abraço!

Daniela de Paula disse...

suor e senso de direção, acredito nisso. às vezes, a existência nos brinda com tomatinhos...às vezes.
beijo,

Bió disse...

Amei! <3

E acho que isso é um "puxãozinho de orelha" que devemos levar todos os dias! Especialmente nessa fase de mudanças, desafios e de despensa vazia!

Beijo e boa semana!
Ah, e aproveite os tomatinhos!!

Patricia Acioli disse...

Muito bom post!
E lindos os cachinhos de tomate!
Gostei de ter passado por aqui!
Abçs

Paula Mello disse...

Tem coisas que aparecem em nossa vida e a gente nem sabe de onde, nem sempre são tomates, precisamos encontrar meios de lidar com essas surpresas, tanto as boas quanto as não tão. De qualquer forma, alguém mais sábio já dizia que aquele que perseverar até o fim será salvo, e não me canso de pensar que seremos salvos de nós mesmos, da nossa própria ignorância, pois viver é aprender a ser mais sábio. Paciência é difícil, mas necessária. E de quando em vez, um raio de sol ou um tomate. Igualmente maravilhosos, para nos lembrar de que vale a pena.

Boa semana...

Adriana Bonecas disse...

QUERIDA ANA ADOREI SEU BLOGUINHO,E ME ESTACIONEI POR AQUI ADOREI O ARMARIO FICOU LINDO TE CONVIDO A CONHECER MEU BLOGUINHO SOU NOVATA NESSE VICIO BOM DE BLOG,BEIJOCAS,PARABENS...
FIQUE BEM.

Carla disse...

Lindos tomatinhos hummmmm