Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Brunch reforçado pros nenéns

Quem tem filhos no ensino médio sabe que o último final de semana foi tenso por conta da prova do ENEM 2012. Aqui em casa, com um vestibulando e uma quase-vestibulanda, a ansiedade foi nível 10.
E eu, que sempre fui "a" nervosinha na hora das provas, fiquei só imaginando os meus nenéns fazendo prova, naquela tensão toda.
Na época da graduação, eu ficava tão, mas tão tensa, que cheguei a amassar uma folha de prova de contabilidade (meu maior terror naquela época) e jogar no lixo. Por sorte, marido (que, na época, era namorado), pegou a folha, desamassou e entregou ao professor, pedindo desculpas pela namorada maluca. E eu passei. Coisas que só o amor, né?
Claro que, dessa vez, tentei me controlar ao máximo e fui fazer o que mais me acalma ultimamente: cozinhar. Até porque os dois precisavam de um reforço pra aguentar a tarde de sabatina.
No sábado, fiz as panquequinhas americanas, comidinha mais comfy ever. A receita veio do infalível panelinha.
Depois que as crianças foram para a prova, comi uma com a compota de frutas que fiz na noite anterior e que é minha nova mania. Cortei maçã, ameixas e pêssegos frescos (uns três de cada fruta), coloquei duas boas colheradas de açúcar demerara, espremi uma laranja e misturei uma colher (sopa) de cointreau. Daí, levei pro forno a 180° em refratário coberto com papel alumínio. Só não é legal mexer muito durante o tempo de cozimento, pra não desmanchar as frutas mais molinhas (eu dei umas sacudidas na travessa). Deixei cozinhar por uns 40 minutos, depois coloquei num potinho junto com a calda deliciosa que se formou.
É uma alternativa ótima pros dias de gula sem culpa e vai bem com iogurte no café da manhã ou com requeijão de corte (ou sozinha mesmo, que é mais light).
Como eu disse outro dia no facebook, eu tento animar as pessoas com comida. Só não tem dado muito certo comigo mesma, por mais comilona que eu esteja nos últimos dias. Mas a vida tem fases e a gente vai seguindo, esperando momentos de pança e coração mais leve.
Boa semana!

9 comentários:

Miriam disse...

Uhmm que delícia Ana! Vou experimentar fazer esta compota! Qto ao Enem, daqui 6 anos é minha menina, confesso que já fiquei imaginando-a nesta agitação!! Bjs

Nathalia disse...

Ana, essa compota está com uma cara ótima, hein? Tô pensando em fazer aqui... Será que se eu cortar as frutas em pedaços menores também dá certo? Ou elas vão desmilinguir?

Beijo e boa sorte para os seus nenéns!

Ana Matusita disse...

Oi Nathalia,
acho que as frutas vão sumir se vc cortar muito miudinho. Ainda mais se tiver as mais molinhas, como a ameixa e o pêssego (a maçã e pêra aguentam melhor).
Bj

Ana Matusita disse...

Oi Miriam! Faz a compota sim, que vc vai gostar. Sobre a ansiedade de mãe... bem, vc sabe, né? Cada fase tem uma evento acontecendo!
Bj

Daniela de Paula disse...

Ana, imagino a emoção de ver um filho fazendo vestibular. Sou uma mãe tardia (para não dizer velha), e cada etapa é uma emoção.
Hum....adorei essa compota. Sou uma comilona, mas tento seguar a onda. E parece um docinho pouco calórico. Farei!
beijo,

Cris Nagawa disse...

Hum...fiquei com água na boca....vou fazer compota no fim de semana...e quanto ao ENEN, aqui em casa também tem filho vestibulando

Liége disse...

Ola,
Adorei a ideia da compota! Aqui em Porto Alegre tá começando a feira do pêssego e da ameixa e pretendo experimentar. Mas o q me deixou mesmo com água na boca foram as tais panquequinhas... Sou VICIADA em panquecas!!! Já entrei no Panelinha e copie a receita.
Abraços e obrigada por dividir conosco essas delícias!
Liége

Taia Assunção disse...

Natacha também fez Enem, é a remanescente aqui de casa, os outros dois estão na faculdade. É dureza, sem contar que na semana que vem, será a prova de direção...rsrsrrs. ainda bem que ela é relativamente calma, mas ela (justo ela) abusou das 'gordices' nesses dias. Chocolate quente com chantily, risoto, massa, tudo para aquecer o bucho e a alma...rsrsrsrsrs. Beijocas e sorte para os nossos meninos ;-)

Carmen disse...

A receita está super apetitosa, mas confesso que cheguei até aqui, pela DELÍCIA dos seus "escritos" !! Quase não tenho usado o computador, mas hoje me dei o direito de relaxar e entrei no seu blog e fui ficando...
Vc tem uma forma de escrever,muito clara e que prende a atenção de forma gostosa...fiquei surpresa com as mudanças, mas tbm aprendi que a vida é assim mesmo!!! Continua com o seu bom humor e se reinventando!!!
Bjs