Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Modo de fazer: banner caseiro

Sexta-feira, véspera de bazar e eu com tudo arrumadinho, catalogado, etiquetado e organizado, unhas feitas,  cútis descansada e cabelo com o balanço da Mulher Maravilha. Só que não.
A verdade é que tudo sempre parece lindo pra quem está de fora, mas a gente nunca dorme direito às vésperas de ir pros eventos, sempre esquece alguma coisa e alguma unha sempre lasca.
E, no último minuto do primeiro tempo, descobri que a placa adesivada com meu logotipo tinhas descascado na mudança, depois de ficar alguns dias no carro. Ai!
Como stand sem uma identificação bonitinha não pode ser, corri pra ver qual alternativa boa, bonita, barata e rápida eu poderia tirar da cartola. Então, me lembrei que tinha duas folhas A4 de papel para transfer. E corri pra fazer um banner caseiro.
Fazer transfer em casa é relativamente simples. Primeiro, caso haja alguma coisa escrita, é necessário espelhar a imagem antes de imprimir, já que ela será aplicada em outra superfície. Para isso, use um programa de edição de imagem. 
A impressão deve ser feita de acordo com as especificações do papel.
Depois de impressa, recorte em torno da imagem, deixando uma margem de meio centímetro. Isso é importante, porque facilita na hora de transferir e garante que você tenha uma área menor e um menor risco da transferência deixar falhas. E já que é necessário recortar a imagem, vc pode aproveitar todos os  espaços da folha com outras imagens menores, que também serão recortadas. Além do logotipo, fiz várias bolinhas e florzinhas e, depois de tudo recortadinho, ficou assim:
O tecido que vai receber o transfer deve ser de algodão. Na hora de transferir, uma boa dica é NÃO usar a tábua de passar e sim uma superfície lisa e dura, protegida apenas por algum tecido grosso. Eu forrei minha bancada com algodão cru (aprendi isso na marra pois, da primeira vez em que fiz transfer usei a tábua de passar, que é mais fofinha,  e perdi algumas imagens que não grudaram direito). Posicione as imagens com o papel de proteção voltado para cima.
O ferro deve estar quente e sem nenhum vapor. Pressione cada imagem por uns 20 segundos sem ficar passando/movimentando o ferro. E não retire nenhum dos papéis de proteção antes de ter terminado todas as imagens:


Depois de frio, retire os papéis de proteção e... voilá!
Para fazer o acabamento do banner, fiz uma graça com alguns retalhos na barra, fechei as laterais e, na parte de cima, fiz um passador com uma tira de um tecido bonito, por onde atravessei uma madeirinha dessas que a gente encontra na seção de armários de lojas de materiais de construção, pra poder pendurar.
Ah, depois de pronto não dá mais pra relar o ferro quente senão danifica a imagem, ok?
Então, se precisar repassar, faça pelo avesso. 
O meu banner caseiro ficou fofo assim:
Quem foi na 6a. edição do Bazar Ógente viu.
Aliás, os dois dias de bazar foram uma delícia! Como é bom estar entre pessoas que pensam e vivem os crafts com seriedade, como todo trabalho deve ser. Fico muito feliz nesses encontros e o Ógente é um dos melhores momentos pra encontrar tudo isso reunido.
Lembrando que,  durante essa semana (de hoje, dia 04/12, até quinta, dia 06/12), está rolando o 4° Marché Jardim Leopoldina, em SP, que eu participo junto com as queridas da máfia japa (Mimmos, Tupã, Flô di Pá, Cuttinstudio). Já no sábado tem o bazar Kohii de Natal, na Liberdade - SP, no café mais gostoso de lá. 
E sábado e domingo tem o Bazar Resgatinhos em Campinas (estarei por lá no domingo).
Algumas meninas tem me escrito pedindo dicas na hora de fazer bazares. Na verdade, já falei um pouco sobre o assunto aqui. E as meninas do superzíper também fizeram um craftcast há uns anos atrás, com várias crafters bazarzeiras falando sobre o assunto.
As minhas dicas não mudaram muito mas, quem puder, indico fazer uma lista básica de tudo antecipadamente: decoração, embalagens, quantidade de cada produto, divulgação, cartões de visita, etc.
Assim vocês não terão tanta correria na última hora, podendo chegar lindas, leves e fabulosas no evento!

15 comentários:

Ogmar Costa disse...

Muito bom Ana, amei a idéia, obrigada por compartilhar. Sucesso para ti. Bjs

Flavinha Gomes disse...

Lindo demais, Ana. Parabéns. Bjka

Nathalia disse...

Ana, seu banner ficou uma coisa de fofo e lindo... Adorei a ideia e a combinação das cores! E tive várias ideias legais para fazer uma para Dona Linha :)

Obrigada por compartilhar e parabéns pelo sucesso no bazar!

Beijo!

Maria Amélia disse...

Caramba! Não sei como era o outro banner, mas que bom que ele lascou. rsrs Este ficou maravilhoso. Sabe que tenho algumas folhas de papel transfer há alguns anos e até hoje não usei. Nem sei se ainda vão funcionar. Minha preocupação é que a tinta vai sair quando lavar a peça, vc passa algum produto para proteger? Quem sabe agora me inspiro para testar.
bjs

harumi disse...

ah, este banner ficou lindo!!! =)

Karine disse...

Ana, fiquei com vontade de fazer também.
bjk

Zilah Rodrigues disse...

Que coisa linda, Ana! Amei a ideia! :)

Maria Andréa disse...

Ficou uma fofura... Parabéns!!!
*Ü*

Sara Caroline Casas disse...

Ficou lindo!!! Vou fazer um banner desses pra colocar na porta do meu ateliê!!!

Grata por compartilhar!

Sara

Andrea Guim disse...

Oi,Ana!
Vim convidar pro SORTEIO DE NATAL do AndreaGuimBlog. Bora lá participar!!!
Beijin,
Andrea

Carla Lima disse...

Ficou lindo Ana! Sou super fã do seu trabalho.

Jeferson Cardoso disse...

Seu banner ficou lindo! Parabéns.
Ana, a propósito, por acaso, gosta de literatura amadora? >>> O http://jefhcardoso.blogspot.com anseia por seu comentário. Abraço!

ana maria bataglia disse...

Ficou lindo Ana! Obrigada pela dica! Bjs...

Frida Lucia disse...

Que lindo trabalho, parabéns!!!

Cheguei hoje por aqui, amei o teu cantinho, já virei seguidora.

Gostaria de te convidar para conhecer meu cantinho, será um prazer receber a tua visita.

Bjs, Frida Lucia
http://www.agulhascolhereseafins.com/

Nádia disse...

Achei lindoooo o panô!! Adoro panôs hehehhe Parabéns pelo blog!
Sou sua nova seguidora, tenha uma boa noite e venha me fazer uma visitinha heheh http://trequinhosdanadia.blogspot.com.br/
bjos