Páginas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Na cozinha: refresco de mate e limão


Nesses dias de calor infernal, tenho mantido a geladeira abastecida de suco e chá gelado,  porque a agradável temperatura de deserto do Saara dá aquela sede.
Pra variar o mate gelado, lembrei de uma receita da sogra, que deixa o mate ainda mais refrescante: misturar o chá com um pouco de refrigerante de limão. Embora os meus amiguinhos Vitor prato fundo Hugo e Paty Mimmos tenham me trollado no facebook dizendo que eu estava tomando biru  no meio da tarde (biru=beer no Japão, segundo a Paty, também conhecida aqui como breja, cerva, loira gelada), juro que era chá mesmo, sem nada de álcool! 
Não tenho uma receita exata, mas fiz o chá mais concentrado (uso o mate seco, sem ser de saquinho), deixei esfriar, enchi 2/3 de uma jarra com o chá e completei com 1/3 de soda limonada. Espremi um limão e levei pra gelar. Na hora de servir, bati com um mini mixer no copo mesmo (fica melhor batido no liquidificador, mas calor dá preguiça, né?) e servi bem gelado!
Não coloquei açúcar  porque acho que o doce do refri já foi o suficiente mas, pra quem curte mais doce (como os meus filhos) é só acrescentar o açúcar antes de bater.

Simples (e gostoso) assim.

6 comentários:

Daniela de Paula disse...

que parece drink, parece! Amo mate e batido é bem melhor.
beijo,

Maria Andréa disse...

Que delícia!!!
Obrigada pela dica, amiga... Vou fazer aqui em casa!!!
Vai ser uma maravilha para refrescar os 40° que anda fazendo por aqui... Um grande abraço!!!
*Ü*

Viviane Basile disse...

Obrigada pela receitinha, Ana! Estou com um vidro de mate leão (a granel) e queria uma dica de bebidinha para servir no ateliê! Legal! Era exatamente o que eu precisava.... Vou experimentar!

Beijo,
Vivi Basile

harumi disse...

ah, eu fiz este mate no findi e foi um sucesso aqui em casa!!!!
obrigada por compartilhar!
beijocas,
da harumi

Taia Assunção disse...

Eu faço chá com suco e folha de hortelã! Fica bem gostoso! Vou experimentar com refri! Estou curtindo o calor do MT na casa dos meus pais :-D

Liége disse...

Amei tua dica! Aqui em Porto Alegre já passamos da fase "calor saariano" para "calor marciano"... Inferno puro!!! Amo chá de mate gelado, e desde criança, todos os verões tem q ter na geladeira sempre! Mas não conhecia essa dica da soda limonada! Vou experimentar tua dica!
Abraço.
Liége