Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Modo de fazer: terrário e as surpresas da vida

A vida nos oferece muitas surpresas. Algumas arrasam nosso coração e nos fazem tão tristes por algum tempo, que ficamos com aquela sensação de sobressalto ao menor sinal de perigo.
Mas também tem aquelas pequenas surpresas do cotidiano, que arrancam sorrisos sinceros e inesperados até quando o dia poderia ser dos mais carrancudos.
Há uns dias, o Seo João me pediu para comprar "um vaso de vidro, daqueles redondos que parecem aquário". Eu obedeci e trouxe o vaso no meio de lâmpadas e outras coisas da obra.
E, no fim do dia, antes de ir embora, ele me chamou e me deu esse terrário, feito com madeira e terra que saiu dos antigos degraus da frente de casa, que eram de dormente e agora são de pedra. A muda de mini abacaxi também já era daqui de casa mas, mesmo assim, fiquei surpresa com o presente tão singelo:

Seguindo a indicação do nosso construtor/paisagista/jardineiro/marceneiro/horticultor (a lista aumenta a cada conversa, pois vou descobrindo o quão talentoso meu novo amigo é), o terrário agora fica no centro da mesa de jantar e só necessita de meio copo d'água a cada quinze dias. Por enquanto, ele segue firme e forte!
Para o terrário, Seo João colocou a terra no fundo e, no lugar de usar pedras, usou pedaços de madeira dos dormentes. Como a planta é alta, acho que ficou legal encher o vaso com os pedacinhos de madeira, para dar mais firmeza.

Ter o Seo João por perto tem sido bem divertido, apesar do cansaço que é ter uma obra em casa. Além de como fazer e manter um terrário, ele tem me ensinado muitas outras coisas, sempre com lições bem humoradas. Coisas como "quem não é capaz de dar uma risada boa, de boca bem aberta, não consegue trabalhar com alegria" ou "quando a gente faz as coisas com amor, o capricho aparece e as pessoas reparam". Essas lições tão simples são, ao mesmo tempo, cheias de sabedoria. Aquela sabedoria de quem ama o que faz, a casa, a família e a vida que recebeu. 
Na semana passada, Seo João teve um revés, uma dessas surpresas puxa-tapete que a vida traz de vez em quando. A obra ficou parada, mas isso não me entristeceu. O que me deixou com o coração apertado foi saber que coisas trágicas e tristes acontecem e a gente fica meio perdido, sem entender.  
Isso me fez pensar em como é engraçado como as pessoas passam a fazer parte da sua vida. De vez em quando, de algum episódio nem tão feliz assim, nascem coisas que a gente nem imagina, lições que só vamos entender muito tempo depois ou amizades inesperadas. Tudo é uma questão de aquietar o coração e esperar pela resposta no tempo certo, com fé na Providência e no Amor, que nunca nos abandona.
Boa semana a todos.

11 comentários:

Gabi disse...

Oi!

Tb fiquei preocupada com o Sr. João. Seja lá o que tenha acontecido, que acabe bem, melhore logo, só para saber que ele (ou o que quer que tenha ocorrido) já está bem.

Até mais.

Elô Bueno disse...

Lindo, Ana!
O texto, o aprendizado com o seo João e o terrário!
beijo pra vc!

PINTA ROXA disse...

Que a vida do seo joão melhore. Todos nós temos bons e maus momentos mas temos de ter força e ele parece ter pois ainda te ofereceu um tão belo presente..
Beijinhos

Erica disse...

Seu texto me fez lembrar da D. Francisquinha, do Carlos Solano, do amor que liberta,do tempo que cura, da amizade simples e sofisticada..que seu João fique bem logo, logo, com a alma leve e solta como ele deve ter! Um abraço a todos.

Erica disse...

Seu texto me fez lembrar D. Francisquinha do Carlos Solano, da amizade simples e sofisticada, do amor que transcende, do tempo que tudo cura...que seu João fique bem logo logo, com a Alma leve e solta, como ele deve ter! Um abraço.

jeitomineirodeser disse...

Ana, tudo de bom que acontece na vida da gente são merecimentos nossos... Você,com certeza, merece ter o seu João. Meus votos que tudo se restabeleça na vida dele!
E, não posso deixar de cobiçar: manda ele passar uns tempos por aqui? rsrsrs
Um abraço!

Egléa

Letícia disse...

Que post lindo Ana! Estou aqui na torcida para que tudo entre nos eixos na vida do seo João. Não sei o que houve, mas tem gente que não merece passar por certas coisas né?
Um abraço!

Ma Petite Lima disse...

Nossa.. Seu texto me emocionou. Desejo que td corra bem com o Sr João..
bju grande*,*
Joanna

Diva disse...

Ana
Com você rimos,nos emocionamos,aprendemos,curtimos,apuramos nossa criatividade...Acompanhá-la é muito bom!Bençaos divinas a você e ao seo João

Marcinha disse...

Que lindo esse texto <3

Daniela de Paula disse...

fiquei preocupada com seo João. espero que os bons cheguem para ele. que texto delicado!