Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Na cozinha: um bolo com frutinhas e amor


Esse feriado está sendo muito animado, com a casa cheia de visitas queridas. Primeiro veio a Danny, amiga de longa data que se animou a pegar a estrada sozinha pela segunda vez pra vir aqui em casa. Fiquei tão, mas tão feliz... uma boa parte dos meus amigos é de outras cidades, já que eu estudei fora e nunca mais voltei a morar em São Paulo. Além disso, o meu trabalho me faz ter contato com muita gente de longe, que se torna de perto nas conversas diárias (a melhor parte da internet) e se faz importante na minha vida e no meu dia-a-dia.
E perceber que a distância não é um fator importante para quem realmente se importa com a gente é felicidade demais. Mesmo que o trabalho, o tanto de coisa para se fazer em casa num feriado, ou até o cansaço sejam grandes, ter uma amiga que pega a estrada pra te ver é sinal de amor verdadeiro, né?
Saber que é com pessoas assim que a gente conta para dividir alegrias, pedir ombro na hora do choro e carinho nos momentos de dúvida é ter sempre o coração preenchido. Obrigada, Danny!

Além da amiga querida, meu cunhadinho e cunhadinha também vieram passar o final de semana: pegaram o carro, encararam a aventura da estrada no feriado e estão aqui, rindo e comemorando com a gente. Mais amor em família, mais risadas e alegrias compartilhadas. Valeu, Felipe e Fer!
E as visitas de longe  mereciam um cardápio e uma sobremesa especial, então lembrei da receita de bolo simples, que cresci vendo minha família fazer nas festas e resolvi incrementar com creme de baunilha e, no final, enfeitei com frutinhas e açúcar de confeiteiro num prato bem bonito. Afinal, amor com amor (e açúcar) se paga!

Pão de ló de leite fervendo

4 ovos (claras e gemas separadas)
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 xícara de leite fervente (ferva o leite e, assim que começar a levantar fervura, desligue)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180°. Bata as claras em neve em velocidade alta na batedeira. Junte o açúcar aos poucos, depois a baunilha. Depois, junte as gemas uma a uma, sem parar de bater.
Junte alternadamente a farinha de trigo e o leite, batendo em velocidade baixa. Por último, junte o fermento e misture com uma espátula, sem bater.
Eu untei com manteiga e farinha duas formas, uma com 30cm de diâmetro e outra com 20 cm, coloquei a massa e levei para assar até dourar.

Para o creme de baunilha, coloque numa panela de fundo grosso uma lata de leite condensado, duas colheres (chá) de baunilha, duas xícaras de leite e duas colheres (sopa) de amido de milho dissolvido em um pouco de leite. Leve ao fogo médio e mexa até engrossar. Fora do fogo, junte uma latinha de creme de leite sem soro, mexendo bem. Deixe esfriar.

Cortei o bolo maior com uma faca grande, recheando a massa com metade do creme e frutinhas (usei morangos, uva e blueberries). Coloquei a outra metade por cima, colocando um pouco de recheio no centro, onde coloquei metade do bolo menor já cortado; coloquei mais recheio, cobri com a outra metade, decorei com frutas em cima e em volta e polvilhei delicadamente com açúcar de confeiteiro peneirado.

Ficou um bolo simples, lindo e bem gostoso!


16 comentários:

Miriam Nunes disse...

Coisa boa receber pessoas queridas! acho tão lindo esse tipo de bolo! mas ainda não tinha visto nenhuma receita! Obrigada por compartilhar!
bj

Grazi disse...

Olá!!! Que bolo lindo!!!
Concerteza toda a beleza do bolo é o resultado da alegria de estar rodeada de pessoas queridas!!!
Eu moro longe de toda a minha família, amigos...e sinto a falta deles diariamente, mas nos feriados, fds...a vontade de estar ou tê-los por perto é maior, e são 1.200 KM que nos separam, entendo que é muito longe para virem aqui,tem que ser uma viagem planejada!!! fico contando os dias para julho chegar e passar uns dias pertinho de tudo e todos que amo!!!
Dá pra perceber que meu comentário foi mais um desabafo de uma mulher, carente de gente querida por perto, né? Bjcas e curta muito esse fds!!!

Isabella disse...

Delícia, Ana! Obrigada por mais uma vez compartilhar tão generosamente suas receitas! Já fiz várias e fico torcendo pra que outras apareçam entre um e outro post das suas criações tão preciosas! ♥

VERA LUCIA M.N. disse...

Oi Ana, que bolo lindo. E simples de fazer, não? Pode ter certeza de que vou fazer junto com o Davi. Depois vou postar as fotos.
Grande abraço

Bruna Oliveira disse...

Nhaaac!! eu quero bolo gostusura!!! Xero Ana e mais uma vez arrasou.

Carol disse...

Esse é o bolo da moda, está fazendo super sucesso até em festas de casamento.
Manda um pedaço desse bolo pra mim, please.
Beijos

Rosana Sperotto disse...

Bolo pelado, tá na moda, né? Adorei a receita do pão-de-ló, já tá na listinha das prioridades confeiteiras. Beijão!

' Leeh B. disse...

Oi flor, tudo bem? Sou dona do blog Belle Femme e agora dona da loja Leeb Dominium, uma lojinha de face. A loja é para mulheres assim como você: que amam moda, lá você vai encontrar roupas, sapatos, bolsas, makes, acessórios e corsets. Vários modelos. Confira e curta: https://www.facebook.com/LeehbDominium?ref=hl

Beijos

Malú Holzmüller disse...


Nossa que delicia receber visitas.Eu adoroooo...
E areceita já está entre as minhas favoritas.Bjs e obrigada por compartilhar.
Malú

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Bolo maravilhoso! Lindo e vou fazer esta receita de pão de ló com leite!
Beijos e uma ótima semana!
CamomilaRosa

Lemon Chic disse...

é linda e ele também deve ser bom ^^

beijo

http://lemonchicbeautyfashion.blogspot.it/

PINTA ROXA disse...

Já é lindo só de ver imagino comendo uma dessas fatias.
bjos

Flávia Mergulhão disse...

Adoro este tipo de bolo!Vou anotar sua receita e quem sabe não sai um desses aqui do forno?
Beijos

Ana Carolina Andrade Santos disse...

Oi Ana!! Não sei se você vai lembrar de mim, sou a Carol do Cerejinha!! Parei meu blog ha tanto tempo mas a paixão pela cozinha permanece e não aguentei! Montei blog novo e estou visitando todas as minhas amigas antigas!!!EStou louca pra montar meu primeiro Naked cake profissa (jáfiz um meia boca) acho tão lindos!! Ficou uma graça!!! Quando puder vem me visitar na minha casinha nova, vou ficar bem feliz!!! Beijão
http://myflavors.blogspot.com

Dayse Fashion disse...

Uau, seu feriado foi lindo! Além de ter as pessoas queridas por perto, fez um Naked Cake lindo pra elas! *___* quero muito fazer um também!
bjsss

Unknown disse...

Oi Ana, estou amando sua receita ta fazendo sucesso aqui na Cafeteria, um super beijo.