Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Modo de fazer: tapete redondo

Crochê é meio terapêutico pra mim. É daquelas atividades que faço um pouquinho todo dia de noite, pra manter as mãozinhas nervosas ocupadas. Ou, como diria o meu avô, é uma atividade do tipo: "enquanto descansa, carrega pedra".
E o crochê redondo é o meu preferido, porque é meio que infalível: sempre dá certo, sempre fica bonito. 
Demorei um tempão para terminar esse tapete, que ficou bem grande e pesado:

Escolhi cinza claro, cinza chumbo, amarelo e marinho, mas priorizei o cinza claro e usei barbante de algodão 8 fios.
A receita é simples e serve para qualquer tamanho de tapete:
1a. carreira: 5 correntinhas, fechadas em círculo;
2a. carreira: faça 2 correntinhas para subir, 9 pontos altos e feche;
3a. carreira: faça 2 correntinhas para subir e, no mesmo ponto 1 ponto alto (ficam 2 pontos altos junto); 1 ponto alto, 2 pontos altos; 1 ponto alto, 2 pontos altos sucessivamente até fechar a carreira;
4a. carreira: faça 2 correntinhas para subir e, no mesmo ponto 1 ponto alto (ficam 2 pontos altos juntos), depois 1 ponto, 1 ponto alto, 2 pontos altos juntos; repete 1 ponto, 1 ponto alto, 2 pontos altos juntos; e repete a sequência até fechar;
5a. carreira em diante: siga fazendo os aumentos segundo a repetição das carreiras anteriores.
Eu optei por fazer as carreiras em cinza claro todas em ponto alto e, nas outras cores, alternei ponto baixo e ponto alto, sem ter uma regra. O legal é colocar no chão e ver como está ficando. Se você achar que está ficando "embabadado", é bom pular alguns aumentos e fazer algumas carreiras seguindo somente o número de pontos da carreira anterior. De novo, é bom colocar no chão e ver como está ficando.
Segui até ter o tamanho que eu queria (o tapete ficou com 1,25m de diâmetro), para colocar na frente das cadeiras de cinema que agora estão na minha sala:

E gostei bastante do resultado!



Não vou fingir que sou a melhor crocheteira do mundo, nem tenho a intenção de ensinar o be-a-bá, até porque tem tutoriais melhores interweb afora.
Tenho o ponto super frouxo mas, como em qualquer atividade que a gente faz porque realmente gosta, acho que fica bonito do meu jeito. E o bacana é arrumar a casa e fazer as coisas nas medidas das nossas possibilidades, né?
E vocês? curtem crochê? tricô? contaí!
Bom final de semana!

12 comentários:

Thais Pelosi Neves disse...

Oi Ana!!
Ficou lindo!! Eu amo crochê, porém não sei fazer, esses dias, tentei, através do programa tudo artesanal do Peter, e foi um desastre, (kkk). No tricô sei fazer om ponto meia, e já fiz cachecóis, (que péssima). Só me restou costurar, (kkk). Más ainda sim insisto no tricô, estou fazendo outro cachecol, só para variar.
Beijos e um ótimo final de semana.
Thais

Fernanda disse...

Ai um dia eu sonho em aprender a fazer crochet.Só sei tricotar e tudo muito simples.Ficou lindo teu tapete,adorei!! =]

Cariana Costureira disse...

Ficou lindo, mas você está de parabéns, tanto os meus quanto os da minha mãe costumam ficar..."babados",não sei explicar, mas não ficam assim lisinhos. E adorei a combinação de cores
bjos

Cris Nagawa disse...

Ficou lindo....amo fazer croche a noite também..adorei a combinação de cores...to ensaiando pra fazer um aqui pra casinha....
Bjs

Miriam Nunes disse...

Ahh ficou lindo e eu amo fazer crochê pelos mesmos motivos q vc!! Nunca fiz nada redondo pq sempre ficava com o aspecto de touca... Da próxima vez, vou seguir sua receita. Bj

jeitomineirodeser disse...

Gosto muito dessas cores juntas. O tapete combinou bem mesmo com as cadeiras (geniais!!!!)! Parabéns por mais estas peça!
Um abraço!

Egléa

maristela disse...

Ainda bem que encontrei uma com as mãozinhas nervosas como a minha. E no meu caso tem mais: se eu sentar na frente da TV sem fazer nada eu durmo....kkkk. Sabe que essas crochezisses já renderam uma colcha de solteiro para a cama do filho mais novo? Fiz de quadradinhos (square), fui fazendo, fazendo, fazendo. Depois emendei tudo e Tcharammmmmmm. Agora estou fazendo outros squares, o que vai sair só Deus sabe...Se quiser dar uma olhadinha vai lá no maristela-arteemtecido.blogspot.com.br
bjocas

Jussara Machado disse...


Eu também adoro crochê, tenho tapetes em casa feitos por mim.
Esse seu redondo ficou lindo, as cores se harmonizaram muito bem.
Parabéns pela peça.]Beijos
Jussara

Rebeca disse...

Sei fazer crochê e tricô. Já tive fases de cada um deles: fui daquelas que fez enxoval e tudo
tinha bico de crochê. Aí, tive a fase de fazer blusas de tricô e parei por pura falta de espaço no guarda-roupa!
Seu tapete ficou muito legal e adorei as cores!
Bjs e ótima semana!

Taia Assunção disse...

Ficou lindo, Ana...mamãe é assim, trabalha o dia inteiro e de noite, põe as mãozinhas nervosas para crochetar. Não nasci com o mesmo dom :-( amei a tendência meia cortina...rsrsrsrsrs...a propósito, amarelo é a cor preferida da filha mais velha. Beijocas!

Ines Wiltshire disse...

Esse seu cantinho esta muito interessante e bonito, as cadeiras, o armarinho e o tapete unindo as peças no ambiente. O croche é antigo mas tenho visto na internet trabalhos bem modernos, diferentes e lindos como o seu tapete.
Bj...Bj
artemadeiraevida.blogspot

Sandra Kelli disse...

Estou encantada com tanta coisa linda no seu blog, na sua loja, na sua página..parabéns pelo seu talento e pela dedicação em nos ensinar o que sabe!
Beijos