Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

Na cozinha: pão integral com linhaça e girassol


Decidi começar essa semana descansando um pouquinho. Depois de uns meses de correria contínua, achei que merecia um relaxadinha, nem que fosse por um único dia. Sou uma pessoa agitada e nem pensei em passar o tempo colocando os seriados em dia, ou dormindo mas, como fiquei sozinha (o filho caçula, companheiro das tardes, foi da escola direto pra uma festinha), pude comer um bentô sossegada e sem ter que cozinhar, costurar a segunda metade da cortina da sala, fazer um caminho de mesa com meus retalhos preferidos (esse das fotos) e fazer esse pão integral pra janta.
Aliás, tem coisa mais relaxante que amassar pão?
Usei linhaça moída e semente de girassol batidinha na faca, o que deu um gostinho ainda mais "integral" pra receita. Dividi a farinha, usando metade branca e metade integral e, mesmo assim, ficou bem fofinho!

Pão integral com linhaça e girassol
rendimento: 5 pães médios

300ml de leite morno
300ml de água morna
30 grs. de fermento biológico fresco
2 ovos inteiros
1/2 xícara de açúcar mascavo
3/4 xícara de óleo de girassol (ou canola, ou coco)
1 colher (sopa) de sal marinho

Bata tudo no liquidificador. Depois despeje numa vasilha grande, junte cerca de 3 colheres (sopa) de linhaça moída e 1 colher de semente de girassol picada. Misture.
Vá juntando as farinhas, alternando uma xícara de farinha integral fina e uma de farinha branca (no total, usei cerca de 1kg). Amasse e sove a massa numa mesa ou superfície enfarinhada até que ela fique bem lisa e macia.
Separe duas bolinhas pequenas de massa e coloque num copo com água.
Coloque a massa na vasilha, cubra com um pano limpo e deixe em um local protegido para crescer (eu guardo no forno desligado). A massa demora cerca de 1h para crescer, mas é só ficar de olho nas bolinhas: assim que elas subirem para a superfície da água, o pão já estará crescido.
Aqueça o forno a 180°.
Volte a massa para a mesa enfarinha e divida em 5 partes iguais. Ajeite os pães nas formas ou assadeiras sem manipular muito (eu não uso rolo para abrir a massa já crescida para não perder as bolinhas de ar, que deixam o pão macio). Como eu só tenho duas formas para pão, modelei os outros 3 pães e coloquei na assadeira.
Asse os pães até que estejam corados (no meu forno, demorou cerca de 50 minutos).


Guardei os pães bem embrulhados em um pano limpo e, hoje de manhã, tinha pão fresquinho com manteiga pro café!
Delícia!

12 comentários:

Bruna Oliveira disse...

Oi Ana!! Bem eu sou suspeita pra falar qualquer coisa sobre pães,pois são minha paixão e concordo com vc,n existe nada mais relaxante,pelo menos pra mim que fazer pães.Vou copiar sua receita.Bjuuss

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Hummmm, parece uma delícia, vou tentar fazer na minha máquina de pão, será que dá certo? Ana, você esqueceu de colocar a quantidade de farinha na lista de ingredientes... beijo enorme com saudades. (quando você vem pegar a revista?)

Ana Matusita disse...

Oi Bruna! faça a receita sim, vc vai gostar!

Oi Dani! acho que a receita é um pouco grande pra máquina de pão mas, se vc adaptar deve dar certo.
Não esqueci da farinha, só optei por colocar no modo de fazer pra que ninguém invente de bater tudo no liquidificador. A quantidade aproximada está no modo de fazer mesmo: é cerca de 1kg.
bjs,
Ana

Carol disse...

Eu nunca amassei pão, só rosca que nem faço mais por comermos além da conta. Realmente acho que eu tinha que aprender a fazer coisas mais saudáveis que não seja somente saladinhas.
Esse pão parece delicioso, ainda mais por ser caseiro.
Beijos

Sy disse...

Ontem fiz um pão integral de aveia e linhaça!! Estávamos em sintonia rs

Já vou anotar a sua receita pra testar uma hora dessas pq eu vivo fazendo pão e nunca é demais!!

Bjoos

jeitomineirodeser disse...

Fazer pão é de fato uma delícia! Já fiz muito, até já "vivi de pão" - fazia-os para vender. Hoje, as mãos doem muito para sovar então, faço só uma receita de liquidificador.
Senti, daqui, o perfume da sua casa quando os assou: cheiro de casa de mãe.
Um abraço!
Egléa

Irene disse...

Hummmm adoro pães..ja tentei fazer uns...é muito gostoso fazer tb...adorei ...visitem tb meu espaço de trabalho...bjkas
https://www.facebook.com/patinhafeliz.petsitter

Cantinho da Zazá disse...

Costumo vir aqui para ver as costuras , mas agora ví que tem receitas tb!!!!
Eu "tô ensaiando" para fazer pão. Tenho vontade de fazer mas ainda não criei coragem!
Mas do jeito que vc ensinou, acho que agora vai!
Bjs e as imagens estão lindas!
Zazá

Kathia Otero disse...

Oi, Ana
Adoro pão caseiro, só que moro sozinha. Será que esse pão dá para congelar?
Bjs
Kathia

Maria Luiza disse...

Ana, amei estar aqui e ler tanta coisa linda, ver seus trabalhos e me interessei muito por seus abajures. A receita eu copiei, pois adoro pães rústicos, tipo europeus. Vou buscar a farinha integral que é difícil, por aqui, achá-la e farei! Pode ser o fermento seco? Abração!

Ana Matusita disse...

Oi meninas!

Oi Kathia, dá para congelar sim. É só colocar num saquinho depois de frio e fechar bem.

Oi Maria Luiza, pode ser o fermento seco sim. Acredito que umas duas colheres de sopa substituam bem os dois tabletinhos.

Beijos,
Ana

Falou e disse! disse...

Olá, tenho que te dar os parabéns.. estou tentando uma reeducação alimentar e a primeira coisa foi trocar o pão branco por integral.. e adivinha, odiei todos que comprei, fiz umas duas receitas da internet sem êxito.. eu não comia de jeito nenhum.. enjoadinha né... até que garimpando na internet encontrei tua receita e resolvi fazer no mesmo dia.. Meu Deus, ficou divino, um pão úmido, me lembrou aquelas broas da vovó... agora é receita garantida lá em casa, já que toda a família aprovou.. Obrigada pela excelente dica, abração!!!