Páginas

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Diário de uma reforma: nossa casa na Minha Casa!

Certa vez, a professora mais sábia e generosa com quem tive a honra de trabalhar, a dona Tiseko, me disse que a melhor maneira de manter a casa em ordem é receber muitas visitas, sempre. Segundo ela, casa cheia é casa com flores novas nos vasos, tapetes limpos e alegria.
Entre todos os conselhos que recebi dessa senhora tão vivaz, guardo esse com muito carinho, porque sei que é profundo e verdadeiro em toda a sua simplicidade. Quem tem o prazer de ter amigos por perto, estende o mesmo prazer ao cuidado com a casa.
Quando o pessoal da revista Minha Casa entrou em contato comigo pedindo para fotografar a nova fachada, nossa primeira resposta foi "NÃO!", afinal, a fachada não estava terminada: faltava o portão maior, tinha resto da obra pelos cantos, os muros não estavam pintados e o jardim estava por fazer...
Mas, depois de alguma insistência do outro lado, vi que era a oportunidade perfeita de dar aquele gás e terminar coisas que a gente mesmo poderia fazer.


Comprei mudas novas pro jardim, pintamos boa parte dos muros, colocamos luminárias, passamos verniz nas janelas (tudo o que mostrei no último capítulo do diário).  E, como o universo conspira e os pequenos milagres acontecem, recebemos a última visita do Seo João uns dias antes da foto para colocar o portão que faltava.
Valeu a pena! Achei que a matéria ficou bem fofa, apesar de valer alguns adendos: 1) marido não trabalha o tempo todo em casa, mas mantém um escritório com livros e mais livros, que ocupava boa parte do meu ateliê; 2) a foto da fachada do antes é bem antiga. Acho que tiramos um pouquinho depois da casa ficar pronto e uns dias antes de mudarmos. Ou seja, 16 anos atrás! Depois disso, fizemos algumas mudanças.
Mas, de modo geral, tá lá o resumo da obra!
Ainda que a reforma não tenha terminado e a gente esteja procurando novamente por mão de obra para finalizar muros, calçada e detalhes que foram deixados de fazer, fiquei muito feliz com esse desfecho. Foram meses complicados, de muito vai e vem e empecilhos que fugiam ao nosso entendimento. Mas achamos a força necessária para tocar em frente, porque se trata da nossa casa, que está sempre cheia de amigos e flores novas nos vasos!

p.s.: um obrigada bem grandão pra Fernanda, Levi e Juliana, pela matéria e pelas fotos lindas!

13 comentários:

Nathalia disse...

Ana, sua casa ficou uma graça! Linda mesmo! E essa cara de apaixonado do marido? Arrasaram, parabéns =)
Bjo!

Cristine disse...

oi, Ana! parabéns pela reportagem!!
adorei a foto em que estão vc e seu marido :))))

é bem difícil isso de cuidar da casa, né? tem dias em que dá vontade de jogar tudo pro alto... mas é tão bom quando está tudo limpinho, organizado, com os enfeites no lugar.

agora estou fazendo intercâmbio, e qdo voltar para o Br provavelmente meus pais já terão vendido a casa onde moramos há 18 anos... pode ser meio egoísta ou materialista, mas sinto um pouco de tristeza ao pensar nisso, em tudo o que meus pais e nós fizemos na casa para que ela fosse se adaptando à nossa rotina.
mas ao ler seu post vejo que talvez não seja um sentimento tão incomum assim...

espero que Seo João esteja bem agora e que vcs tenham muitos bons momentos na casa "nova" (e fora dela tbm <3

beijos!
Cris

Tais Martins disse...

Ola vim te convidar para o 1° sorteio do Blog Decore House
O presente é um prato com pé para cupcake,um jogo de copos para sorvete e ainda 4 imas de sorvete,Tudo super vintage e lindo!Venha conferir e participar!!
Te espero lá!!
http://decorehouse.blogspot.com.br/2013/09/1-sorteio-do-nosso-blog.html
Decore House

Sandra Guadagnin disse...

Ana, acabei de receber o e-mail com a novidade. Parabéns para você e seu esposo, que fizeram tudo com tanto carinho. Sempre digo que a união é imprescindível para se ter uma casa aconchegante. Ainda bem que minha edição está garantida, visito seu blog constantemente e ver sua casa em outra mídia é muito legal.
Abraços

julia disse...

A casa está linda. Que bom que a revista está mostrando para mais pessoas terem este prazer. Parabéns!!!

Ana Matusita disse...

Nathalia, ele disse que era uma cara de "vai demorar muito?" hahahaha!

Cris, eu entendo perfeitamente o que vc está dizendo. E, pelo que vejo aqui em casa, meus filhos teriam a mesma reação. Mas mudar faz parte da vida, né?

Sandra e Julia, obrigada pelo carinho! também achei bacana pensar no alcance da revista!
bjs,
Ana

Simone Woellner disse...

Parabéns, Ana!! Que chique, hein?
O que vc comentou na postagem é bem verdadeiro, receber visitas pode ser um bom motivo para cuidar melhor de nossa casa. Isso acontece frequentemente por aqui....
Abraços e muitas felicidades na casa "nova"!!

Taia Assunção disse...

O maridão te olhando, admirado, foi o melhor...rsrsrsrs. Está ficando ainda mais linda a casa de vocês. Sonho tanto com as transformações que pretendemos fazer na nossa...rsrsrsrs...mas acho que ficará para 2015, porque para o ano que vem, os projetos são viagens ;-) Beijos!

Rebeca disse...

UaU!!!! Que máximo!

Bjs

Andrea Colucci disse...

Ola vi o seu blog no dia a dia corridinho e vim de fazer uma visita, espero vc no meu bjs...
http://drea-amigos.blogspot.com.br/

Carol disse...

Sua fachada com certeza merecia aparecer na revista, aliás, um desperdício não terem feito matéria da casa toda. Vou nas bancas atrás dessa revista.
Beijos

Kathia Otero disse...

Oi, Ana. Quando recebo meu exemplar da Minha Casa vou logo folhear pra ver as novidades e quando vi a foto da sua casa a primeira coisa que pensei foi: ué, eu conheço essa casa! Aí, lógico, parei pra ler a reportagem e vi que era você. Muuuito legal ver esse desfecho para essa obra que eu acompanhei pelo seu blog. Parabéns, a casa está linda por dentro e por fora. Beijos!

Ana Afonso disse...

Gostei muito de ver a sua casa! Estava acompanhando pelo blog e quando comprei a revista Minha Casa falei: olha a minha amiga Ana!
Parabéns!
Ana Afonso
Organizadora Profissional