Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Modo de fazer: estrela simples

Há um tempinho atrás, recebi uma caixa de retalhos lindos da Coats, que mereciam uma criação bacana. Foi um trabalhão deixar cada pedacinho de molho, secar e passar (etapa bem necessária antes da costura).
Como os pedaços eram pequenos, decidi fazer um patchwork especial, de estrela. Para cada bloco, cortei 08 pedaços de 10cm do tecido claro; 01 pedaço de 10cm do tecido mais escuro e 08 pedaços do tecido mais escuro:
Fiz assim:
1. tracei uma linha transversal e posicionei um quadrado de 8cm sobre o canto de um outro de 10cm. Costurei em cima da linha;
2. cortei o canto, deixando um espaço depois da costura;
3. abri as costuras e passei, deixando bem marcadinho;
4. repeti o processo no outro canto.
São quatro pontas, então esse processo deve ser repetido mais três vezes. Depois, posicionei assim:
E uni tudo, formando um bloco de 27cm:
O processo todo é tão gostoso, que fui fazendo os blocos até não ter mais quantidade suficiente do tecido mais claro. E obtive sete blocos.
Usei cinco blocos para fazer uma toalha, junto com outros quatro quadrados inteiros. A foto foi feita tarde da noite, mas olha lá o patchwork, ainda sem forro, penduradinho na parede branca pra ser olhado de longe!

E, hoje cedo, costurei o forro da toalha, fazendo o quilt:
Lindona, né?
Apesar de ter ficado bem linda em cima da minha mesa com a plantinha na xícara, foi só pose pra foto, pois pretendo dar de presente pra uma pessoa amada que faz aniversário logo mais. Também pretendo inventar alguma outra coisa com os dois outros blocos, que também vão virar presente!
=)
 E vocês? Alguma ideia linda para aproveitar pequenos retalhos?

6 comentários:

Val disse...

Que coisa linda, Ana. Vc é uma artista com mãos de fada! bom fim de semana!

Genisa Couto disse...

Ana, adoro seus tutoriais de patchwork. Eu gosto de aproveitar os pequenos retalhos para fazer blocos em crazy, assim aproveito todos os tamanhos que sobram das outras costuras. Bom final de semana! Bjs

Neldeni Gomes disse...

Olá Ana adorei sua ideia ficou lindo os blocos...quanta criatividade...e o pap está ótimo vou até arriscar fazer...Deus Abençoe por compartilhar seu talento conosco..bjs..

Cris Nagawa disse...

Ana....
...suspirando...amei....

Egléa Senna disse...

Hum... arquivei este tutorial. quando decidir me arriscar pelo mundo patch vou consulta-lo.Ficou linda sua toalha! Esta estrela é especial!
Obrigada e parabéns!
Um abraço!

Mônica artesanatos disse...

lindo ,lindo Ana ,
concerteza farei a minha versão hehe.
bjos e ótimo findi