Páginas

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Plantinhas dentro de casa


Antes da reforma, eu nunca tinha me aventurado a ter plantinhas na sala, fora vasos com flores cortadas. Agora, como a sala ficou bem iluminada pelas esquadrias de vidro, o meu dedo verde se estendeu aos domínios internos também. Tenho me controlado pra sala não virar uma selva. E também pra não juntar um monte de vasos aleatoriamente. Tudo nessa vida doméstica requer um tanto de equilíbrio e algum senso estético...
A verdade é que eu gosto das plantinhas e do aconchego que elas trazem. Nem sempre a gente ganha ou tem dinheiro pra maços maravilhosos de rosas, né? Mas as plantinhas garantem viço e alegria o tempo todo, basta a gente aprender a cuidar delas e achar os lugares certos para colocá-las. É claro que rola um certo nível de assassinato até que isso aconteça... sim, sou culpada e já matei algumas suculentas afogadas (RIP).
Por enquanto, a sala tem as seguintes moradoras:

Terrário com mini-abacaxi: é super duradoura, pede meio copo d'água a cada 15 dias e não precisa ficar nos lugares mais iluminados. E cresce que é uma beleza. Depois que o abacaxizinho cai, é possível replantá-lo em outro vaso.

Suculentas: tenho na mesinha de centro e na estante; a maioria, pede colheradas semanais de água (nada de colocar com regador, pra não sofrer com o homicídio, hein?
Acho que são as mais adequadas pra dentro de casa, além de serem as plantinhas mais fofas e com precinho amigo em qualquer mercado.


 Coração de estudante: achei que ele seria mais manhoso para cuidar mas, quando vi o vaso todo cheio no mercado, não resisti e trouxe pra casa (aqui perto, tem um mercadinho japonês que tem as melhores e mais bem cuidadas mudas de plantas diversas, de rosas a suculentas). É uma daquelas plantas de infância, que me lembram a casa da minha avó, junto com uma outra parecida que tinha umas bolinhas e ela chamava de rosário. Muito amor!
Precisa ficar num lugar alto para que a "cabeleira" possa pender. Ainda preciso achar um jeito legal de pendurá-lo. A rosinha de sol é recém-chegada e já tem duas florzinhas que ficam abertas a maior parte do dia, mas logo estenderá seus domínios ao canteiro de lá de fora.
 Avenca: outra plantinha antiga, com cara de casa de vó e de infância. É mais delicada e não gosta de vento, nem de sol direto, embora goste de luz; pede mais regas (colo água duas a três vezes por semana e sempre verifico se a terra está úmida). Coloquei perto da porta, que é iluminado, mas sem sol direto.
 Cacto: não sei como chama, mas ganhei três mudas da minha tia. Uma delas está na casa da minha mãe e também fica dentro de casa. A outra, está no quintal, perto da janela do ateliê e já tem mais brotos. Já essa da foto está assim desde que chegou, embora esteja firme, não criou novos brotos.
As duas suculentas de trás, no pratinho, precisam de vasinhos maiores e devo trocar em breve. A do vasinho-mini-lindo era um galhinho que plantei e "pegou"!
O mais bacana de cultivar as plantinhas é trocar/ganhar dos amigos que também gostam. Nos últimos encontros, ganhei uma suculenta fofa e uma rosinha de sol. E distribui alguns pezinhos das pimentas que o marido está cultivando. Me sinto a própria tia trocando mudinhas e acho que esse é um dos melhores presentes de ter uma casinha.
E vocês? Também curtem as plantinhas dentro de casa? Contaí!
=)

8 comentários:

Bruna Oliveira disse...

Ana sua casa é um charme,cada detalhe encanta,o post fala das plantas,mas o que é aquela Cristaleira,kkk,babando. Suas suculentas estão lindas. Bjus querida. Tudo muito lindo.

cida silva disse...

Poxa que legal !
Eu gosto muito de plantas ,mas como moro em apartamento e não tenho sacada fica dificil.Não é toda planta que se dá bem. tenho apenas uma que nem sei o nome ,mas gostaria de ter mais. Bjs e boa quarta !

Jussara Neves Rezende disse...

Qto capricho, Ana! Suas plantinhas estão lindas e eu amei os toques de amarelo pela casa!
Abraço,
Jussara - minasdemim

Izabel Melo disse...

Adorei suas plantinhas, Ana! Esse verde bom dá outro ânimo no lar, não é? Tenho algumas também, mas ainda não deram a cara em meu blog... rs www.casinhaderetalhosecia.blogspot.com.br Me inspirou a criar um post com elas também! Bjinhuss... Adoro seu trabalho! Parabéns. ;)

Bianca Lanu disse...

Que fofura!
Hj tb foi dia de remexer as plantinhas no chalé, e não há nada mais gostoso q namorar os vasinhos depois <3

Val disse...

Olá Ana, Inegável que as plantas alegram tanto fora quanto dentro de casa. As suas estão lindas, em recipientes charmosos, e não posso deixar de falr do " background" com tantos moveis lindos e bem conjugados. Nunca me atrevi a colocar plantas na sala, pois apesar da minha sala ter luz, acho sempre que precisa de algum sol direto, que no caso, não existe. Mas depois do seu post me animei, e talvez traga algumas do terraço, para dentro. Beijo.

Fê Dutra disse...

Olá Ana!
Curto muito ter plantinhas em casa, mas ainda não me aventurei a trazê-las para dentro de casa, como você. A suas estão lindas!
Parabéns!

Mão Santa Artesanato (Maurize) disse...

hehehe verdade!
Sem ter muita noção matei várias afogadas até aprender a cuidar direitimho
Elas são demais, merecem todo nosso carinhoe atenção né!
bjnhs...