Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Waffle e um extra: receita de mexerica na quitanda da vizinha!

Passamos duas semanas negras aqui em casa, com uma virose avassaladora da qual somente eu saí ilesa (ainda bem, porque alguém tinha que fazer o chá, medir a febre e dar antitérmico pro resto da família, né?).
Mas depois de dias de inapetência, vieram vontades diversas de comer isso e aquilo; o caçula fez até uma lista, que incluía coisas variadas como yakissoba, panqueca de maçã(sempre!), hamburguer, batata recheada e waffle. Fora chocolate, sorvete de manga e outras guloseimas.
Já marido chegou a brigar comigo porque dei de presente um vidro extra da geléia de mixirica que fiz há uns dias. Então, no final de semana, lá fui eu fazer a geléia de novo e tentei ignorar os waffles até o final do domingo, porque a preguiça de limpar a maquininha me faz evitar um pouco essa receita. Mas diante dos olhos pidões do pequeno, venci a leseira e fui para a cozinha.
E compartilho com vocês a receita-delícia:
Waffle doce:
(xícara de 240ml)

3 ovos
6 colheres de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de amido de milho
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite
1 colher (chá) de sal
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

A receita pede para ser batida no liquidificador mas, como é grande, o melhor é bater à mão, com o fouet.
Bata os ovos, junte o açúcar e a manteiga e incorpore. Aos poucos, junte a farinha peneirada com o amido e o leite. Misture. Junte o sal e o fermento.
Transfira a massa para uma caneca ou jarra e coloque a massa aos poucos no aparelho de waffle untado com manteiga (o melhor é fazer um pouquinho de cada vez, para ficar crocante e bem assado), seguindo as indicações do fabricante.
Nunca fiz waffle antes de ter a maquininha, mas já vi aparelhinhos manuais, como aquelas sanduicheiras antigas que vão direto ao fogo. Também acho que dá para tentar fazer numa frigideira, apertando bem a massa com uma espátula. Porém, o bacana da máquina são os sulcos que a forma cria, que incorpora bem a geléia ou outro recheio delicioso!
E se a geléia linda, laranja e suculenta deu água na boca vai lá na casa da comadre Quitandoca que tem a receita!
Boa semana!

13 comentários:

Glau disse...

A quitanda amiga abriu um lugar especial na prateleira, colheu umas flores e abriu as portas pra receber esta geléia tão especial. :)

Katima disse...

Até que enfim alguém tirou minha dúvida a maquininha de waffer funciona, agora vou ceder ao pedido da Sarah, minha caçula e comprar.
Beijos e boa semana.
Kátima.

Cris Nagawa disse...

Deu água na boca...

bjs

Ana Matusita disse...

Glau, queridona! Estar na sua cozinha foi a melhor parte do dia. Agora só falta a gente conseguir combinar com calma a degustação!
bj

Ana Matusita disse...

Cris, pode fazer que dá certo!

Kátima, a maquininha funciona. Demora um pouco e faz uma certa sujeira, mas funciona!
bjs

Katima disse...

Obrigada!!!
Espero um dia te conhecer pessoalmente.
Beijos.

Ana Matusita disse...

Kátima, quem sabe uma hora dessas dá certo, né?
bj

Taia Assunção disse...

Vi lá na Glau e vim conferir, você havia me falado, mas não tinha visto a cara da bonita...oh derrota, onde é que eu vou arrumar mixirica por aqui?! Mulher, tu foi muito feliz na escolha do crochê do banquinho...ficou lindo de viver. Beijocas!

Ana Matusita disse...

Taia, essa é pra quando vc vier pro Brasil, com tempo e disposição!
Bj

harumi disse...

panqueca com geléia já é tudo-de-bom, Glau Quitandoca com Ana Sinhana no mesmo pacote, fica melhor ainda! :-)
atiçou as lombrigas logo cedo... assim não dá pra manter a dieta... rs.
beijoca.

Tricia disse...

Oi Ana, olha que não sou fã de doce mas essa receita tá bonita! E minha boca encheu d'água! Senti até um azedinho, sabe aquele azedinho que dá dos dois lados do maxilar??? rsrs. Loucura total! bjs. Tricia

Katia Bonfadini disse...

Que delícia!!!! E mais uma capinha de crochet linda!!!! Adorei os tons! Beijos!

Ateliê Arte Bem Bolada by Elis disse...

Nossa amei essa delícia...me fez voltar no tempo, quando minha mãe fazia esses waffles na forminha de coração...nossa sinto até o cheirinho...agora não perco mais essa receita...
Agora é só correr atrás da forma...rs
Obrigada
Bj