Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Antes & Depois: sofá sessentinha renovado!

Acho que esse foi o Antes & Depois mais ambicioso de toda a minha carreira.
Sério, até eu mesma me perguntei (algumas vezes) se estava com a sanidade ok quando arrematei o sofá dos anos sessenta numa loja de usados. Na verdade, tive um empurrãozinho da minha amiga Vivi. Ela me pediu para acompanhá-la na busca de um móvel e eu fui, sem nenhuma intenção de comprar nada (tanto que esqueci de levar bolsa e carteira). Chegando lá, nada de móvel para a amiga, mas eis que ela me fala: "você não está procurando um sofá bacana? olha um ali!"
E lá estava ele:

Eu olhei, virei, mexi, cutuquei... me encantei pelo fato de ser um sofá de mola (coisa que acho que não se faz mais), inteiraço, com uma estrutura de madeira linda e perfeita, pés palitos... suspira!
Tirei uma foto e mandei pro meu marido, que me perguntou o preço, antes de qualquer avaliação. Quando respondi "com pechincha, R$250", recebi uma mensagem curta e grossa: "ok".
Então, me lembrei do fato bem relevante de não ter um centavo furado no bolso e disse que não, não levaria o sessentinha. Mas a Vivi continuou botando lenha na fogueira e disse que me emprestava o dindim... daí, já viu, né? vai oferecer banana pra macaco... perguntar pro padre se ele tá afim de rezar a missa... hahaha!
Cheguei em casa junto com o entregador da loja (essa é das coisas boas de tratar tudo diretamente com quem faz o serviço), doida pra colocar meu limpador multiuso em ação.
Depois de uma limpeza com bicarbonato, limpadores e água benta (não custa nada , né, gente?), comecei a ver a real situação do pobrezinho que, acredito, nunca passou por uma renovação. Me encantei com o capricho do estofamento antigo e fui desenhando, na minha cabeça, tudo o que queria fazer na nova versão.

Primeiro, arranquei o forro antigo e refiz o revestimento de manta acrílica, que já estava toda desfeita. Achei que faria esse serviço com espuma, mas não foi necessário, já que mandei cortar uma espuma de densidade 33 para ser assento único, feito à parte.







As capas do assento e do encosto foram feitas separadas (depois, costurei as duas partes e prendi, pelo vão do meio do sofá, com grampos).
Tanto para o assento como para o encosto, usei sarja grossa pré-encolhida, na cor cinza (comprei numa loja de artigos para tapeçaria e gastei cerca de 5m) e manta acrílica, também da mais grossa. As laterais foram cortadas num tamanho maior para que a gente pudesse virar e grampear na parte de baixo e de trás do sofá.


 Na hora de grampear, contei com a ajuda do marido (não há mãozinha de costureira que resista muito tempo ao serviço pesado de grampear).








Depois de esticar e prender bem o assento e o encosto, grampeamos um tecido mais fino para fazer o acabamento das costas e da parte de baixo, que também foi colocado bem esticadinho.









A capa do assento de espuma , que foi colocado solto direto no assento do sofá, recebeu o mesmo acabamento de matelassê que o encosto. Fiz a capa com zíper, para facilitar a lavagem. E preferi fazer inteira ao invés de dividir em almofadas, porque achei mais confortável.
Também fiz rolinhos de almofada para os braços do sofá, para dar mais conforto na hora de apoiar os braços ou encostar a cabeça (no caso dos dorminhocos). Amo a estampa dos rolinhos e, há tempos, guardei esse tecido para alguma coisa especial da casa!

E o sofazão vintage ficou assim:

Ainda falta fazer as almofadas do encosto, mas ele já está em uso, fazendo par com a namoradeira amarela:

Em tempo: nunca achei que faria uma reforma desse tipo, pois sei que o trabalho de tapeçaria é bem complicado, caro e sim, dá medo de ficar horrível e perder dinheiro. Por outro lado, passei meses procurando um sofá bacana e não achei nada que justificasse gastar 5 mil pilas. Sério, gente, eu considero que não tem cabimento pagar tanta grana por um sofá novo, de estrutura de pinus e espuma que ninguém nem sabe te informar qual é a densidade. Em alguns deles, eu reparei que a costura era feita com pontos gigantes, que deixavam ver o fundo de tão esticados. Foi uma busca bem exaustiva e infrutífera.
Eu sei que sempre há riscos em se comprar um móvel tão antigo assim. Mas, daí, vale o bom senso: se a estrutura está boa, o gasto com material não é absurdo e você conta com mão de obra que sabe o que tá fazendo, acho que vale a pena. No nosso caso, contamos com o ânimo (meu e do marido) de colocar a mão na massa, mesmo sabendo que esse tipo de costura é pesada. E estamos bem felizes com o resultado!
Também preciso dizer que me inspirei muito no casal Tofu, a Emy e o Yuji do Tofu Studio. Eles foram bem mais ousados e fizeram um sofá (lindo, diga-se de passagem) do começo ao fim. Mais que a perfeição da obra, os dois são um exemplo de estilo de vida que eu amo, que é o faça você mesmo aplicado ao dia-a-dia.
Eu sei que tem gente que acha que iniciativas desse tipo, que levam semanas pra acabar, são coisa de gente doida. Sim, porque tem lá na loja, prontinho, feito por profissa e vendido por quem tá disposto a arrancar os zóio da sua cara. Sem drama, sem risco.
Por outro lado, acho que tomar pra si esse tipo de empreitada e fazer coisas que fomos acostumados a pensar que devem ser compradas prontas, é extremamente prazeroso. Acho uma delícia sentar no meu sofá com cara de cenografia de Mad Men e assistir as investidas do Don Draper confortavelmente.
Enfim, coisa de gente doida.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone"
(Don Draper, Mad Men)
=)



30 comentários:

emy disse...

Ai Ana, só uma doida pra entender outra doida! Comprar sofá na loja do shopping? eu, hein! Que disparate! Acho que todo mundo devia fazer seu próprio sofá, diversão garantida pros fins de semana, rs...

Fátima disse...

Noooossa! Quanto trabalho! Ficou muito lindo e com as novas almofadas com carinha de moderno.
Bjs

Juliana disse...

Nossa, quanta disposição! Parabéns, ficou lindo! É mto bom quando nosso trabalho dá frutos como esse! Virou o orgulho da sala, não? =)

Karina disse...

Lindo trabalho, parabéns !
Queria saber, por favor :

Onde acho essa namoradeira amarela???
karina.sb@gmail.com!
obrigada


Raquel de Oliveira disse...

Nossa Ana, ficou perfeito. Muito lindo mesmo. Parabéns.
Tua casa está muito legal e inspiradora.
Quanto foi de gasto no geral? Tem mais alguma dica? Tô tomando coragem pra umas coisas assim por aqui...kkk.
Um grande beijo!

Ana Matusita disse...

Oi Karina, tudo bem?

a namoradeira já tem uns 20 anos. Minha mãe comprou numa loja aqui em Campinas que nem existe mais, a Woodstore.
Abraço,
Ana

Tricia disse...

Vem ser doida aqui em casa, Ana! hahaha. ficou lindo! Parabéns. Bjs.

Ana Matusita disse...

Oi Emy! hahahaha!
Pois é, só a insanidade justifica! mas a gente se diverte nesse processo doido, né?
Bj,
Ana

Ana Matusita disse...

Oi Raquel, não fiz as contas, mas devo ter gasto cerca de R$400, sem contar as almofadas e incluindo o frete.

Oi Juliana, oi Fátima!
sim, dá um trampo e precisa de muita disposição. Mas é uma questão de gostar do que a gente faz, né?

bjs,
Ana

Extrato de Amor Perfeito (Luciana) disse...

Como eu fico feliz quando vejo que vc postou algo,sempre enche meus olhos...ficou lindo!

Eliane Lima disse...

Oi Ana ficou lindo parabéns adoro quem não tem medo de se arriscar este sofá e está namoradeira estão lindas beijos e ótima semana Eliane Lima.

Sandra Guadagnin disse...

Ana, show de sofá e de trabalho em equipe. Parabéns mil vezes. Pela ousadia da compra e por encarar a reforma em casa. Ficou único. Lindo o braço dele, desenhado. Com certeza outras gerações contarão histórias dessa peça maravilhosa.
Abraços e mais uma vez parabéns.

Carol disse...

Sua casa, seus móveis são sempre um show. Parabéns pelo trabalho.
Beijos

Edlena Franklin disse...

Vocês são meus heróis!!! Também amoooo Mad Men!!! Sofá ficou maravilhoso, almofadas idem. Até agora só fiz capas para estofados, não tive ainda essa coragem toda, mas meu sofazinho ainda está com o suede em bom estado, quem sabe daqui a alguns anos... Beijos!

T.C. Nilgün Komar disse...

Parabéns.

Cynthia Le Bourlegat disse...

Gente, gente, gente! Ficou lindo! Eu adoro sua casa Ana! beijo querida

PINTA ROXA disse...

uau.. parabens eu acho que nunca teria coragem de começar uma mudança assim tão grande, mas que ficou lindo o resultado lá isso ficou.
Parabens pelo trabalho e pela coragem de o fazer.
Pinta

carla cristina artesanatos disse...

Nossa que lindo ele ficou!! parabens ficou maravilhoso. Tambem aconteceu comigo, fui comprar um sófa e quase tive um treco de tão caro!!!Ai então eu e meu marido resolvemos fazer nosso propio sófa de paletes. bjos

Katima disse...

Ficou lindo, a cada dia gosto mais de estar por aqui.
Sua sala esta muito bonita, adorei as almofadas.
Beijos,Kátima.

Malú Holzmüller disse...

Oi Ana estou aqui encantada com o sofá,ficou lindo e como fala minha filha:Estiloso ,rsrsrsrs...Trabalho sei que vc teve,mais com certeza o prazer de se ter algo único e feito por nós nao tem preco.Amei !!!

Bjs.
Malú

Mônica artesanatos disse...

ficou muito lindo seu sofá ,como tudo oq vc faz ,tambem reformei um dos meus e sei que dá muito serviço do PESADO mesmo ,mas o esforço vale a recompensa não é mesmo?bjinhos


se quiser dar uma conferida pra ver como ficou o meu fique à vontade
http://artesanatoeartesmanuais.blogspot.com.br/2013/07/reformadesofapachtworkcomjeans.html

jeitomineirodeser disse...

Ficou demais!
Que coragem, hem? Parabéns!
Um abraço!
Egléa

Beth Salvia disse...

Não entendi como a capa é feita e com ziper? Bom mas só sei dizer que tá mega lindo, sou dessas se podemos fzer, recuperar pra que gastar tantoooo,principalmente agora q estou trtando meu TOC por compras, rs Parabéns bjus

Ana Matusita disse...

Oi meninas, obrigada pelo incentivo e carinho de sempre!

Beth, o assento de espuma foi colocado sobre o assento do sofá, como se fosse um colchão solto.

bjs,
Ana

Bruna Oliveira disse...

Oi Ana!! Já te falei várias vezes o quanto admiro seu trabalho e talento;seu sofá ficou magnifico,como tudo que vc poe a mão,amei,estou babando até agora!bjoss

Rebeca disse...

Valeu o esforço: ficou lindo!

Bjs

Kathia Otero disse...

Lindo, lindo!!! Trabalho de profissa, parabéns! Também amei o sofá da Emy e o da Thalita do Casa de Colorir. Não tenho esse talento e coragem, por isso aplaudo de pé quem consegue.
Bjs

Michele Andrade disse...

Que transformação, ficou um show!
Bjs e boa semana.

www.atelierartedecor.blogspot.com

Lívia Carolina disse...

Ah adorei ficou realmente muito lindo!!

Beijos

Lia Torres disse...

Oi Ana...dando meu pitaco pela primeira vez,rs...essa loucura de reforma de sofá também me pegou,mas no meu caso não tinha maridinho para fazer...mas enfim somos loucas mas é tão bom ver o resultado,no meu caso é bem pior pois tenho que reformar mais um de três lugares,já reformei o de dois lugares,minha mão ficou inchada,fiquei nessa loucura por três dias...agora vou dar um tempinho...mas preciso terminar o serviço...e aja coragem,rs e força
...aproveitando para desejar Um Feliz e Próspero Ano Novo...vou ficar feliz de te ver lá no meu cantinho...bjs.
http://ateliecasaepresentes.blogspot.com.br/